O lançamento foi prestigiado pelos colegas da Unidade Jurídica de Fortaleza e também contou com a presença de membros do Poder Judiciário, Ministério Público, defensores públicos, Delegados de Polícia, advogados, professores e estudantes de Direito.
Foram 160 exemplares vendidos na noite de lançamento. Na obra, o professor de Direito Penal e também presidente do Instituto Nordeste de Direito Penal Econômico (INEDIPE) escreveu sobre crimes conhecidos como de “colarinho branco”, ou seja, delitos previstos na Lei 7.492/86, a exemplo dos crimes de gestão fraudulenta e gestão temerária de instituição financeira. O livro está disponível para aquisição pelo site da Editora Dialética @editoradialetica
A Associação dos Advogados da Caixa Econômica Federal – ADVOCEF foi criada em 15 de agosto de 1992, com o objetivo de promover a integração dos advogados em nível nacional, visando à defesa dos seus direitos e interesses, especialmente pela melhoria das condições de trabalho.
Sua criação decorreu da necessidade de congregar o corpo jurídico da CAIXA, ante o cenário vigente à época na empresa e que trazia expectativa de mudanças lesivas aos interesses dos advogados.
Em meio ao contexto conturbado que surgia com o advento da informatização, bem como na iminência de terceirização massiva das atividades jurídicas da CAIXA, um grupo idealista se viu motivado a encabeçar a iniciativa, a qual recebeu apoio integral de toda a categoria, inclusive financiando com seus próprios meios todos os custos envolvidos.