O Jurídico da Bahia (JURIR/SA) participou do Mutirão de Audiências de Conciliação em processos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que ocorreu de 10 a 14 de março. A ação contou com cerca de 800 mutuários da cidade de Camaçari (BA) e alcançou resultado positivo em 100% dos acordos, o que representa um impacto financeiro de R$ 11.880.000,00.
A ação surgiu de uma iniciativa conjunta do Centro Judiciário de Conciliação da Bahia (CEJUC/SJBA), do Sistema de Conciliação da 1ª Região (Sistcon/TRF1) e do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA).
“Foram 507 audiências sem nenhuma recusa das propostas apresentadas. Todos que lá compareceram saíram satisfeitos com o que lhes foi ofertado, a grande maioria, além de satisfeitos, muito entusiasmados. Foi um privilégio participar desse mutirão organizado num prazo exíguo, mas com excelência que todos que passaram por lá puderam testemunhar”, disse o gerente do Jurídico da Bahia, Affonso Henrique Ramos Sampaio.
Na cerimônia virtual de encerramento do mutirão, a juíza federal coordenadora do CEJUC, Ana Carolina Fernandes, comentou que a iniciativa representa o compromisso do Poder Judiciário com a pacificação social e a garantia do direito à moradia digna.
“Não estamos tratando apenas de papéis de um processo, estamos tratando de vidas, de histórias de famílias que agora têm a oportunidade de resolver seus conflitos de uma maneira mais ágil e justa”, disse a juíza.
O próximo lugar onde ocorrerá o mutirão de conciliações será no bairro Cajazeiras, em Salvador (BA).