Nesta terça-feira, 10/10, ocorreu em Brasília/DF mais uma reunião da mesa permanente de negociação coletiva entre CAIXA e CONTEC.
Estiveram presentes, pela ADVOCEF, a Diretora de Negociação Coletiva Anna Claudia Vasconcellos e o Diretor de Relacionamento Institucional Carlos Castro.
A equipe da CAIXA foi coordenada pela gestora da GENER, Teresa Cristina, e a equipe da CONTEC pela Diretora Financeira Rumiko Tanaka.
Segue um breve resumo dos assuntos tratados:
DIA DE GREVE – 28 DE ABRIL – A Comissão CONTEC solicitou da CAIXA uma posição sobre o abono dos descontos do dia 28 de abril, com reflexos negativos nas promoções, licença prêmio, etc.
VALE CULTURA – A CONTEC requereu o retorno do benefício do vale cultura para os empregados da CAIXA, independente de uma nova legislação por parte do Governo Federal.
SAÚDE – A Coordenadora da CONTEC Rumiko Tanaka fez uma abordagem sobre a reunião bipartite realizada com a FENABAN. Solicitou à CAIXA maiores esclarecimentos a respeito da intenção de se promover mudanças no Programa de Saúde Caixa. A Caixa informou que está em expansão um novo formato de atendimento com a criação de um APP, dando mais agilidade e transparência ao Programa, pedindo a todos sejam fiscais do Saúde Caixa de forma a fortalece-lo e que ainda não há discussões no âmbito da VIPES para alteração da forma do custeio.
AVALIADOR DE PENHOR – A CONTEC cobrou da caixa a continuidade da verba insalubridade para os empregados que exercem a função de avaliadores.
TESOUREIRO – A CONTEC cobrou os estudos da CAIXA, que a CAIXA ficou de apresentar no final do ano passo. A Caixa esclareceu que foram feitos pilotos e que estão na fase de apuração dos resultados.
SEGURANÇA – A CONTEC apresentou várias situações que vem acontecendo nas unidades em várias unidades, inclusive com posturas inadequadas dos vigilantes, pedindo urgentes providências. A CAIXA informou que atualmente têm três gerências nacionais trabalhando na segurança tecnológica.
GDP – GERENCIAMENTO DESEMPENHO DE PESSOAL – A Comissão CONTEC informou que são inúmeras as ligações dos empregados das unidades diante do constrangimento que este modelo de gestão vem provocando nas unidades. A CAIXA esclareceu que a GECOD disponibilizou canal de atendimento que será preservado a identidade.
ADVOCEF – Os representantes da ADVOCEF relataram suas preocupações específicas em relação aos advogados que ingressaram na CAIXA em razão de decisão judicial, no sentido de que se busque soluções para o fim das demandas e sua efetivação no cargo. A representação da CAIXA se mostrou sensível à questão e se comprometeu a levar o assunto às diretorias Jurídica e de pessoas (DIJUR e DEPES), comprometendo-se a dar o retorno ao pleito na próxima reunião de mesa permanente. Lembraram também que a CAIXA já perdeu cerca de 150 advogados em razão dos planos de estímulo à rescisão do contrato de trabalho (PAAs e PDVEs) e houve a respectiva diminuição do número de estagiários, com acúmulo de serviço. Foi solicitada a reposição dos advogados e estagiários, bem como maior transparência na distribuição desses estudantes, que hoje são imprescindíveis para execução dos trabalhos. Foi pedido que a CAIXA também avalie os sistemas jurídicos, para que sejam melhor aproveitados e compartilhados, com a retomada do grupo de trabalho do Portal Jurídico e a participação de advogados usuários do sistema, de forma a que seu desenvolvimento tenha por foco o público alvo. A CAIXA informou que tem buscado a melhoria contínua doe seus sistemas e tem desenvolvido projeto piloto para a área jurídica.
TRANSFERÊNCIAS – A CAIXA foi questionada sobre transferências que estariam sendo realizadas sobre pressão. A CAIXA também ficou de dar retorno.
ANEAC – O representante da ANEAC colocou a preocupação com a segurança nos prédios da CAIXA e as vistorias em áreas de risco em locais internos e externos. Entregou relatório de descrição das atividades dos engenheiros e arquitetos com suas sugestões para aperfeiçoamento destas. Relatou que a carreira profissional está ficando curta dentro do período de permanência do empregado na empresa, pedindo uma revisão na mesma.
AUDICAIXA – Foi solicitado à CAIXA que estude uma revisão das diárias . solicitou a revisão do RH 040 para que o auditor participe dos PSIs dentro da CAIXA , entre outros assuntos específicos dos auditores.
FENAG – Manifestou a preocupação com informações sobre privatização da CAIXA e também apresentou relatório de todas as preocupações dos gerentes, bem como sugestões para melhoria dos trabalhos que vise ganho nos resultados da empresa e valorize os gestores.
AGÊNCIA BARCO – A CONTEC solicitou à CAIXA que estude novas estruturações para a Agência Barco, requerendo um intervalo de no mínimo cinco dias úteis para que os seus empregados se apresentem na unidade após o retorno da embarcação.
Informamos que uma nova reunião ficou pré-agendada para o início do mês de dezembro e que maiores informações estão disponíveis no site www.contec.org.br.
Atenciosamente,
Diretoria