Estamos diante de mais um final de ano e novamente sentimos a necessidade instintiva de fazer um balanço do que passou e projetar o futuro. Uma das principais razões pelas quais o ser humano, desde os primórdios, preocupou-se com a medição do tempo é justamente para tentar controlar e organizar suas atividades.
Conscientes de que as realizações em 2017 deveriam ser programadas com antecedência, ainda em 2016 decidimos que esse seria o ano do salto tecnológico da Associação. Por uma série de razões, o contexto propiciava a implementação de um projeto arrojado de modernização da estrutura e dos processos internos, com grande reflexo futuro em todo o trabalho desenvolvido e na relação com os associados.
Após muito trabalho durante todo o ano, podemos constatar que o avanço tecnológico projetado já é uma realidade e o seu potencial efeito futuro é sem dúvida relevante. Internamente, o quadro funcional da Associação já trabalha em ambiente digital (intranet em cloud). Possuímos uma central de informações constituída por base de dados dos associados como nunca houve. Temos uma interface de programação de aplicativos, também conhecida como API, que integra os diversos sistemas utilizados pela Associação: intranet, internet, aplicativos de aparelhos móveis, canal de vídeos no YouTube, página aberta e grupo fechado do Facebook, dentre outros. No ano em que a ADVOCEF completou 25 anos, a transformação digital otimizou todos os seus processos, o que marcará o seu futuro.
Saindo um pouco do jargão tecnológico e demonstrando como esse avanço impacta na realidade visível pelos associados, temos a memória da Associação (fotos, jornais, revistas, vídeos, documentos) resgatada, preservada e disponibilizada em meio digital, acessível a todos de qualquer lugar. Mas muito mais do que isso, oferecemos a possibilidade do associado ter a Associação na palma da mão, através do seu aparelho celular.
O novo aplicativo da ADVOCEF, tanto na versão IOS para Iphone da marca Apple (para acessar basta fazer o download na App Store) como na versão Android para aparelhos celulares de outras marcas (para acessar basta fazer download na Google Play), já está disponível para ser baixado e utilizado.
Uma das principais ferramentas do aplicativo da ADVOCEF é o acompanhamento on line do rateio mensal de honorários. Simultaneamente ao envio da ordem de pagamento dos honorários, via intranet da ADVOCEF para a CAIXA, para serem creditados os respectivos valores em quase mil contas bancárias, o associado que tiver baixado o aplicativo no seu celular receberá automaticamente a informação exata do valor bruto rateado e do valor líquido creditado na sua conta no mesmo dia.
Além disso, o aplicativo possui outras funcionalidades, tais como notícias públicas e restritas, TV Advocef (com mais de cem vídeos ancorados no canal ADVOCEF Oficial do YouTube), calendário (com indicação de eventos, cursos EAD do convênio firmado com a AASP), votações (possibilidade de enquetes e assembleias virtuais com votação on line pelo celular), alterações de dados cadastrais, senha de acesso criptografada e canais de comunicação diretos.
No entanto, todo esse avanço não é nem nunca foi concebido como um fim em si mesmo. Está subordinado à melhoria dos meios para atingir os objetivos previstos no Estatuto Social da ADVOCEF, dentre os quais promover a integração dos Advogados da CAIXA em nível nacional, visando à defesa dos direitos e interesses da coletividade dos associados.
Salientamos novamente o grau de adesão associativa invejável, em torno de 95% de todos os advogados do quadro, todavia precisamos aumentar a participação direta nas questões de interesse e repercussão geral, ultrapassando as deficiências e limitações das reuniões presenciais para possibilitar o voto individual, direto e virtual de todos os associados. Para tanto, impõe-se a utilização das mais modernas e seguras ferramentas tecnológicas já existentes. Transmissão ao vivo dos eventos associativos e sua gravação com breve disponibilização para todos também constituem formas de melhorar a comunicação e a participação, o que deve ser uma preocupação permanente. Desde a forma mais ostensiva até a forma mais discreta, todo associado tem direito de manifestar sua vontade. A ADVOCEF somos todos nós, seus associados, e precisamos do maior número possível de manifestações de vontade para que tenhamos deliberações cada vez mais representativas do interesse coletivo.
Se, no passado, a criação da ADVOCEF decorreu da necessidade de congregar o corpo jurídico da CAIXA diante de um cenário de adversidades, a sua modernização também deve servir para fazer frente a cenários adversos presentes e futuros.
Ao longo da sua existência, muitos foram os avanços obtidos graças à união e ao trabalho. Crescemos, colecionamos conquistas e nos consolidamos como uma das entidades associativas mais fortes do país. Ampliamos o raio de atuação e ultrapassamos a fronteira dos interesses exclusivos dos Advogados da CAIXA.
Orgulhosos dos últimos 25 anos e com ânimo renovado para seguir nossa trajetória de conquistas no futuro, devemos seguir trabalhando com afinco e sempre unidos, pelos Advogados da CAIXA, pela própria CAIXA e pelo Brasil.
Feliz natal e um ótimo 2018 para todos nós!
Atenciosamente,
Álvaro Weiler Jr.
Presidente da ADVOCEF