Estão em estudo várias alternativas de renegociação para as diferentes faixas de renda
A CAIXA lançará em breve um programa de renegociação para até 600 mil pessoas que fizeram empréstimo com a estatal para a compra da casa própria. Para se adequar às regras do programa, o mutuário – que é quem recebe o empréstimo- deve estar com as prestações atrasadas há mais de 90 dias e com risco de perder o imóvel.
O programa vai abranger clientes de diferentes tipos de renda, com imóveis do Minha Casa Minha Vida e até os que foram avaliados em mais de R$ 1,5 milhão. O banco estuda diferentes alternativas de renegociação para todas as faixas de renda.
Juntamente com o programa, a CAIXA vai lançar uma ação educativa para ajudar os inadimplentes na gestão do dinheiro. A estimativa é que com a ação os clientes saiam da inadimplência e passem a pagar corretamente as prestações do empréstimo imobiliário. Outra estratégia que será adotada pela estatal é a de distribuir informativos alertando que o atraso de duas prestações pode ocasionar no leilão do imóvel.
Segundo apurou o portal de notícias O Globo, a CAIXA não deve oferecer descontos no valor da prestação, mas sim, avaliar a isenção de multas referentes ao atraso dos pagamentos. Uma das opções que serão oferecidas aos clientes será a de incorporar o valor das prestações em atraso nas parcelas seguintes, de acordo com a capacidade de pagamento de cada família.