Empregados falaram sobre a mudança na resolução de equacionamento da diferença e as causas distorcidas do déficit apresentadas pela CPI dos Fundos de Pensão
O déficit no Plano REG/Replan Saldado e Não Saldado da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) foi um dos temas debatidos no Congresso CAIXA, que faz parte da programação da VI Conferência Estadual dos Bancários e das Bancárias. O evento ocorreu em Serra, no Espírito Santo, na última sexta-feira (12).
De acordo com a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), no acumulado de 2019 até abril, o resultado negativo da Funcef soma R$ 1,4 bilhão. No déficit total, o montante é de R$ 6,7 bilhões. Para a entidade, o problema é proveniente da política de investimentos da Funcef que, a cada ano, aumenta o percentual de recursos alocados em renda fixa, contrariando as boas práticas de mercado sobre diversificação de investimentos.
Os participantes também abordaram a mudança na resolução de equacionamento da diferença e as causas distorcidas do déficit apresentadas pela CPI dos Fundos de Pensão foram apontados como os principais entraves na luta pelo fortalecimento da Funcef.