Liberação dos recursos deve começar em agosto
Com o objetivo de estimular a economia do país e incentivar o comércio, o governo decidiu liberar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o PIS-Pasep. Segundo o governo federal, a liberação do FGTS deve começar em setembro deste ano e se estender até março de 2020. Porém, os trabalhadores que têm direito ao recurso só poderão sacar R$ 500 do valor disponível.
Sendo assim, independentemente de quantas contas tiver, o trabalhador só pode sacar no máximo esse valor para cada uma. A regra vale tanto para os contratos ativos como aos inativos. O anúncio dos detalhes para o saque foi feito na tarde desta quarta-feira (24/7).
O governo espera atingir cerca de 100 milhões de trabalhadores, que devem se dirigir às agências da CAIXA para sacar o dinheiro. O presidente da estatal, Pedro Guimarães, já afirmou que pretende montar um esquema de atendimento que vai atender os clientes aos sábados e domingos.
A expectativa do ministro da Economia, Paulo Guedes, é injetar cerca de R$ 42 bilhões com a medida até 2020. Além disso, a partir do próximo ano será implantada uma nova modalidade de saque do FGTS, onde o trabalhador poderá retirar o valor na data do aniversário.