Presidente da Advocef, Anna Claudia de Vasconcellos ressaltou a mobilização da categoria em prol da conquista, garantida no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)
Os empregados da CAIXA receberão, nesta sexta-feira (20), os salários reajustados em 4,31%, o que corresponde a reposição da inflação (3,28%) mais 1% de aumento real. No início de setembro, o banco efetuou a antecipação do pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), conforme prevê o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018/2020.
Ainda segundo o Acordo, a instituição teria até 20 de setembro para realizar o pagamento, porém, decidiu adiantar a pedido dos representantes dos bancários.
A presidente da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef), Anna Claudia de Vasconcellos, ressaltou a importância das movimentações que garantiram as conquistas previstas no ACT.
“Tanto o pagamento da PLR quanto o aumento foram conquistados graças ao esforço e a mobilização da categoria no ano passado, mobilização que garantiu os direitos previstos na convenção coletiva”, lembrou.
Na CAIXA, a PLR é composta pela regra básica e a parcela adicional previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Desde 2010, os empregados da CAIXA garantiram o pagamento da PRL Social, que é o reconhecimento do papel social do banco para o desenvolvimento de políticas públicas. Essa modalidade corresponde a 4% do lucro líquido do ano, distribuído de forma linear entre todos os empregados.