Temas relacionados à Fundação foram discutidos durante simpósio, no Rio Grande do Norte
Temas sobre a atualização, o cenário e as perspectivas da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) foram tratados durante o XLI Simpósio da Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da CEF (Fenacef), em Touros (RN).
O presidente da Comissão Funcef, Fábio Romero, representa a Advocef no encontro, que reúne aposentados associados de entidades ligadas à CAIXA e aborda assuntos de interesse da categoria.
Entre outros pontos, ele ressaltou pontos tratados durante os painéis com membros da diretoria da Funcef, como a rentabilidade da carteira de participação nos fundos societários e imobiliários, e os desenvestimentos do segmento.
Outros destaques feito por Romero foram o painel sobre a construção da política de investimentos, com ênfase no risco, na rentabilidade, solvência e na liquidez, e a apresentação da coordenadora jurídica da Funcef, Ana Carolina.
Durante o painel, ela falou sobre o cenário do contencioso da Fundação, com quadro sobre ações coletivas, plurais e individuais. Também mencionou as medidas mais relevantes da nova gestão jurídica, com desenvolvimento de novas teses, revisão da metodologia do provisionamento e aprimoramento dos controles internos.
De acordo com Romero, a coordenadora, apontou, ainda, os valores economizados com o novo modelo de gestão e os temas com ações judiciais integralmente monitoradas (equacionamento, recuperação de perdas e tábua de mortalidade).
Qualidade de vida
Já na quinta-feira (28), os participantes puderam discutir sobre qualidade de vida e saúde no envelhecimento, numa palestra com o geriatra Marcos Cabrera. O especialista salientou que a questão do equilíbrio financeiro é importante para qualidade de vida, mas não resolve por si só. Ele apontou aspectos fundamentais, como a integração social e o fortalecimento das amizades.
No encontro, os aposentados também conversaram sobre os impactos da reforma da Previdência Social e os reflexos na previdência complementar, com a palestra do advogado Luis Fabiano Giannini.
“Essa palestra contemplou praticamente todo o conteúdo da reforma da previdência. O advogado concluiu que teremos impactos nos sistemas de Previdência Complementar, com uma tendência gradativa a unificação dos regimes aberto e fechado, e crescimento para todo o Regime de Previdência Complementar”, lembrou, Fábio Romero.
Os participantes também participaram de palestra sobre o Saúde CAIXA. De acordo com a gerente nacional do Plano de Saúde, Louise Magalhães Dias, os aposentados que recebem contracheques separados (Funcef do INSS) já podem incluir a cada ano o contracheque INSS diretamente pelo canal WhatsApp, de modo a atualizar as remunerações para a base do Saúde CAIXA.
Ao final do XLI Simpósio da Fenacef está prevista uma plenária para deliberações das proposições das Associações dos Empregados Aposentados da CAIXA (AEAs).