As indicações da semana do projeto Na Estante, trazem um mix de fantasia, registros do passado e projeções para um futuro não muito distante. Confira as dicas de livros e filmes dos associados.
O advogado Jayme de Azevedo Lima, de Curitiba (PR) indica o livro “O caçador de histórias”. Num estilo de escrita único, o autor Eduardo Galeno transitou entre a história, a micro história, a ficção, a memória e até mesmo a poesia. Escrito durante seus últimos anos de vida, O caçador de histórias é o derradeiro presente do autor a seus leitores. A força das histórias reunidas no livro mostra que Galeano foi, até o final, um caçador feliz, curioso em relação a tudo, até mesmo quanto ao fim.
Autor: Eduardo Galeano
Ano: 2016
Editora: L&PM
Número de páginas: 272
Para quem quer se aventurar pelo universo da leitura por meio da internet, o advogado Carlos Augusto de Andrade Jenier, de Brasília (DF), sugere uma biblioteca internacional virtual. O site permite o download de todo livros, desde os literários até os técnicos inclusive de direito. Acesse: https://z-lib.org/
A indicação do advogado Antonio Dilson Pereira, de Curitiba (PR) é o livro “Crônica de uma guerra secreta”, do autor Sérgio Correa da Costa. Nas décadas de 1930 e 1940, um jovem diplomata brasileiro conseguiu entrar nos recintos mais vigiados do Archivo de la Nación e fotografou documentos ultrassecretos e altamente comprometedores do governo argentino. O diplomata é o embaixador Sergio Corrêa da Costa e os documentos aos quais teve acesso na época revelavam detalhes do plano peronista de expandir a Argentina sobre o território brasileiro com o apoio de Hitler.
Em “Crônica de uma Guerra Secreta”, Sergio Corrêa da Costa convida o leitor a empreender uma emocionante viagem pelo mundo da diplomacia e da espionagem internacional. O resultado é um livro polêmico, que vai muito além de revelar os bastidores da conexão argentina e dos planos de invasão: é o relato de uma intensa experiência vivida de perto.
Autor: Sergio Corrêa Costa
Ano: 2004
Editora: Record
Número de páginas: 532
Passando do mundo dos livros para as telinhas, a primeira indicação da semana é o filme Bacurau, que venceu o prêmio do Júri no Festival de Cannes e vencedor de melhor filme no festival de Munique.
Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, os habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.
Gênero: suspense, ficção científica, ação
Duração: 2h10
Classificação indicativa: 16 anos
Outra indicação é a série The Crowm, dica da associada Marta Faustino, de Goiânia (GO). A produção dramática segue a política, rivalidades e relacionamentos da rainha Elizabeth II, e os eventos que fizeram a história. O material tem três temporadas e está disponível na Netflix.
“Retrata de forma romanceada, mas fidedigna a história do reinado Elizabetano. Vale a pena”!
Gênero: séries dramáticas
Temporadas: três temporadas
Ano: 2016
Classificação indicativa: 14 anos