Sistema pode “acabar” com transações de TED e DOC
O Banco Central (BC) instituiu, por meio da Circular nº 4.027, o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) e a Conta de Pagamentos Instantâneos (Conta PI).
Conforme aponta o site Cointelegraph Brasil, ambos os sistemas integram o PIX, sistema de pagamentos instantâneos do BC que pode “acabar” com as transações de TED e DOC. A ideia é que a ferramenta comece a funcionar entre 3 e 16 de novembro de 2020.
O PIX pretende atender a demanda por pagamentos rápidos, baratos e seguros. Para isso, a ferramenta permitirá a transferência de dinheiro entre contas 24 horas por dia, todos os dias da semana e com tempo máximo de 10 segundos.
Segundo a lista divulgada pelo BC, empresas como o PicPay, PayPal, Nubank, Mercado Pago, Iugu, PagSeguro já pediram adesão ao sistema, ao lado de grandes instituições financeiras como Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco entre outras.
De acordo com o site Cointelegraph Brasil, um aspecto central para o BC agora é a verificação de como as instituições vão apresentar o PIX aos clientes.
“Precisamos garantir que a população tenha acesso ao PIX de forma simples e prática, para que dos entendam e possam usar esse novo meio de pagamento”, declarou o chefe de divisão no BC Breno Lobo.
Confira a matéria do site Cointelegraph Brasil aqui.