Ao analisar a trajetória da associação, a presidente Anna Claudia de Vasconcellos destaca que as vitórias da categoria até hoje só foram possíveis com a união de todos os associados
A Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef) completa 28 anos de fundação neste sábado (15). O legado de luta e união, que consolida a entidade como uma instituição reconhecida e respeitada dentro e fora do banco, foi construído por homens e mulheres preocupados, individualmente, com o bem coletivo. Nos últimos anos muita coisa mudou no Brasil. A associação também ficou diferente. Evoluiu.
O processo de digitalização da Advocef otimizou a prestação de serviços e deu força à instituição, que registrou aumento da participação feminina e, desde 2018, é presidida por uma mulher, a advogada da CAIXA Anna Claudia de Vasconcellos.
Atualmente, a entidade conta com 15 mulheres que, juntas, integram a Diretoria, os Conselhos Fiscal e Deliberativo, a Comissão de Honorários e Representantes de Jurídicos.
“A participação feminina na Advocef tem sido mais notável nos últimos anos e eu creio que esse é um passo importante para nossa entidade se tornar cada vez mais igualitária. Quanto maior for a participação de todos nos processos decisórios, mais próximos estaremos de alcançar resultados positivos em nossa atuação”, comenta Anna Claudia.
E esse é um dos objetivos da entidade: oferecer ferramentas para facilitar o dia a dia dos advogados e contribuir com a ascensão profissional daqueles que assim desejam. O foco na profissionalização do quadro tem sido um dos destaques na história recente da Advocef, que conta com diversos associados em cargos de chefia em diferentes setores na CAIXA.
“O Núcleo Acadêmico da Advocef, por exemplo, é um projeto novo que tem dado muito certo e colaborado para que a entidade cumpra a missão de valorizar os advogados. Esse cuidado de aproveitar a prata da casa é o diferencial, pois o jurídico da CAIXA conta com profissionais do mais alto nível de excelência e toda vez que um deles participa de algum evento da associação a troca de conhecimento é extremamente proveitosa”, explica a presidente.
Anna Claudia explica que a entidade passa por transformações constantes, pois precisa se adequar ao contexto de cada situação para garantir uma atuação eficaz em prol dos assuntos de interesse dos associados, porém, destaca que as vitórias da categoria até hoje só foram possíveis com a união de todos os advogados.
“Nenhuma das conquistas da Advocef foi por meio de uma atuação individual. Sem dúvidas, a instituição só chegou até aqui pela união, a consciência e a mobilização de todos os associados sempre que foi necessário. Nossas batalhas continuam e precisamos manter o espírito coletivo para vencê-las”, comenta.
Com o olhar voltado ao passado, o diretor jurídico Ricardo Carneiro da Cunha lembra uma série de conquistas que tiveram a participação da Advocef, como a condução da greve nacional em 2009, que reivindicou a implementação do Plano de Cargos e Salário (PCS) e é considerada a maior mobilização já realizada pelos advogados da CAIXA.
Entre os destaques recentes, o advogado menciona a criação do Aplicativo da Advocef, que permite ao associado ter os serviços da entidade na palma das mãos e a negociação com a Diretoria Jurídica da CAIXA para a manutenção do trabalho remoto durante a pandemia.
“A participação ativa e efetiva de todos nós, advogados da CAIXA, na Advocef só tem a engrandecê-la e viabilizar mais conquistas. Vida longa à nossa Associação”, diz o diretor jurídico da Advocef.
O legado
Símbolo de resistência, a Advocef foi fundada numa época conturbada no país, que culminou com a queda do então presidente Fernando Collor, como lembra o diretor de relacionamento institucional, Carlos Castro. O advogado presidiu a associação por dois mandatos (2010/2014), atuou como conselheiro e, por diversas vezes, como diretor.
Na avaliação dele, ao longo do tempo a Advocef cresceu, amadureceu e hoje desponta como uma das mais importantes e respeitadas entidades de advogados. Castro também destaca alguns pontos que considera essenciais em todos esses anos, como a união dos associados em defesa do Brasil e de uma Caixa 100% Pública, a luta pelas prerrogativas, a valorização do quadro de advogados, além da constante qualificação e aperfeiçoamento dos afiliados.
“Tudo isso, somado ao excelente relacionamento institucional, tem feito com que a Advocef esteja sempre em ascensão e cada vez mais fortalecida, sendo esses também robustos pilares das nossas grandes conquistas. Parabéns a todos que de uma forma ou de outra vem escrevendo belas páginas deste precioso livro chamado Advocef”, diz Castro.
Com a palavra, o diretor de comunicação, Marcelo Dutra Victor
Esse aniversário de 28 anos da nossa Associação me fez refletir que a Advocef depois da minha residência e da CAIXA, há muito passou a ser a minha casa e creio de muitos advogados economiários. Mais do que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Advocef é aquele porto seguro, o local onde cada um de nós busca resolver os eventuais dissabores da relação com nossa empregadora e até mesmo com o mundo jurídico e institucional.
Não foram poucas as vezes que no coletivo nos vemos resolvendo questões envolvendo o relacionamento institucional, as prerrogativas e judiciais pelas mãos da Advocef. Importante citar os movimentos paredistas e negociais que estivemos envolvidos, as inúmeras questões com a OAB, processos judiciais, inclusive no Supremo, questões legislativas no Congresso Nacional e inúmeros outros impasses, inclusive em parceria e colaboração com outros entes associativos dos empregados da CAIXA.
Há muito a atividade de arrecadadora e repassadora de honorários deixou de ser papel mais relevante da Advocef. Devido as inúmeras outras situações bem mais delicadas esta atividade nunca perde importância, mas sempre no segundo plano. Este ano de aniversário, bodas de hematita (diamante-negro que representa a coragem) infelizmente coincide com a maior crise de saúde que nossa geração viveu e isso tem comprometido o contato direto com as pessoas, a boa e desejada “aglomeração”.
Não pudemos promover nosso Congresso anual, os encontros técnicos, os ciclos de palestras regionais e uma série de eventos importantes, mas os novos números estatísticos, as pesquisas cientificas vacinais e outros avanços nos deixam cheios de esperança que muito em breve esse momento vá passar e poderemos comemorar o aniversário com uma bela confraternização que tanto merece a nossa querida Advocef.