A ideia é incentivar a competição nos serviços financeiros, além de fomentar a oferta de crédito mais barato e de melhor qualidade
O Banco Central inicia nesta segunda-feira (1), a primeira fase do open banking, o compartilhamento de dados bancários para otimizar a oferta de serviços financeiros. Como informa a Agência Brasil, por meio da ferramenta os clientes terão o poder sobre as informações levantadas pelos bancos, como dados cadastrais e histórico de transações.
A ideia é que com esses dados, os clientes possam procurar outras instituições financeiras e incentivar a competição por serviços, além de crédito mais barato e de melhor qualidade.
O cronograma do open banking tem quatro etapas e sofreu ajustes. A primeira fase estava prevista para ocorrer em novembro de 2020, mas foi adiada a pedido dos bancos. Já segunda fase passou de 31 de maio para 15 de julho. A terceira foi mantida para 30 de agosto. A quarta e última fase foi transferida de 25 de outubro para 15 de dezembro. Na etapa final, as instituições financeiras poderão trocar informações entre si para oferecer produtos personalizados a cada cliente.
Para o consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Mardilson Fernandes Queiroz, as quatro etapas serão concluídas em 2021, com a possibilidade de inclusão de produtos e serviços nos anos seguintes, como ocorre com o internet banking e o Pix.
Segundo Queiroz, o open banking mudará a lógica de funcionamento do sistema financeiro e trará vantagens, como a oferta de produtos com juros mais adequados a cada cliente, o aumento da concorrência e a inclusão de brasileiros no sistema bancário.
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