Na contramão das estatísticas, entidade conta com a força de trabalho majoritariamente feminina. Veja a homenagem da Advocef às profissionais
Pela primeira vez na história, a Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef) é presidida por uma mulher. Em 2018, a advogada da CAIXA Anna Claudia de Vasconcellos assumiu o cargo que durante 26 anos foi ocupado por homens. Desde então, para manter o bom funcionamento da entidade, ela conta com uma equipe de profissionais majoritariamente feminina, tendo apenas um homem no quadro de colaboradores.
Esta realidade contraria as estatísticas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens ocupam 65% do mercado de trabalho no Brasil, enquanto as mulheres ficam com 46,2%. Além disso, eles seguem ganhando quase 30% a mais do que elas.
Neste Dia Internacional das Mulheres, a Advocef homenageia as profissionais que compõem a equipe de colaboradores, reconhece a competência e parabeniza as mulheres pelo trabalho que impacta diretamente a vida dos mais de 800 associados.
“A Advocef conta com mulheres profissionais de alto nível, muito bem-preparadas e qualificadas para exercer suas funções dentro da associação, então, fica aqui o registro do meu reconhecimento e minha gratidão por ter cada uma na equipe. Também aproveito para estender o cumprimento às associadas e a todas as mulheres que atuam na Diretoria, nos conselhos Fiscal e Deliberativo, bem como as representantes de jurídicos. Que possamos, juntas, ampliar a representatividade feminina na associação”, diz a presidente da entidade.
A equipe
Formada em Recursos humanos e MBA em gestão de projetos, a analista administrativa Anne Karollyne Leite está há quatro anos na Advocef. Entre as atribuições, ela é responsável pela movimentação mensal, por gerir as planilhas de honorários dos Jurídicos e também atua nos processos administrativos das eleições da Advocef.
Com o passar dos anos, a profissional coleciona lembranças relevantes do trabalho desenvolvido na Advocef, mas afirma que um dos momentos mais significativos na trajetória foi estar presente na eleição da primeira presidente mulher. Para ela, ver uma mulher conquistar um cargo com a importância da presidência da Advocef é inspirador, e a prova de que as mulheres são capazes de equilibrar o sucesso profissional e pessoal.
“Hoje, como uma mulher grávida de uma menina, tenho mais admiração pela Dra. Anna, por ver como é possível desempenhar tantos papéis com excelência e sem perder a sensibilidade, e a força que nos acompanha como mulheres desde sempre”, comenta.
Anne também fala sobre a importância da representatividade feminina nos espaços e a falta de profissionais mulheres, especialmente nas posições de comando. Apesar de nutrir a expectativa de que essa realidade se transforme, ela tem consciência de que a igualdade de gênero ainda é uma luta de muitos anos.
“Na sede da Advocef tenho a satisfação de trabalhar diretamente com profissionais mulheres competentes e qualificadas, por isso, vejo na pratica a importância da representatividade feminina. Continuo acreditando que o caminho para um futuro mais justo será sempre a educação, o conhecimento e também a orientação para que a exista mais respeito e consideração com o ser humano por completo, independentemente de gênero, classe social, raça ou qualquer outra diferença”, completa.
Uma das atribuições da Advocef é garantir o pagamento dos honorários advocatícios, tarefa desempenhada pela analista financeira, Bárbara Bras Gomes. Graduada em contabilidade e administração, ela é responsável, entre outras tarefas, pelo gerenciamento dos recursos financeiros da associação, a análise de estornos e custas.
Prestes a completar seis anos de trabalho na instituição, a pós-graduanda em gestão financeira revela o sentimento de alegria por atuar na entidade, especialmente pela representatividade feminina.
“O mercado de trabalho ainda tem seus cargos de liderança basicamente ocupados pelo sexo masculino, por isso, trabalhar numa associação tão importante, especialmente, liderada por uma mulher, com certeza traz esperança que esse cenário possa ser mais igualitário muito em breve”, conta.
Às mulheres que estão em busca de uma oportunidade na vida profissional, a analista aconselha que sejam fortes e não desistam, pois, na avaliação dela, as mulheres ainda têm que provar em tudo que são capazes.
“Ainda encontramos muitos obstáculos para provar nossa competência, e infelizmente nas maiores das vezes ainda ganhamos salários menores que os homens, mas cada vitória é compensadora. Estamos fazendo história em lutar pelo nosso espaço de direito… se pensarmos em 50 anos atrás, já conquistamos muito e mesmo em passos lentos continuamos conquistando. A luta de cada uma de nós, faz a diferença”, diz.
Esse pensamento é reforçado pela analista administrativa, Jéssica Souza. Ela destaca que a presença feminina no ambiente corporativo aumentou, se comparada as décadas passadas, no entanto, as profissionais ainda enfrentam muitas barreiras, como a desigualdade salarial e dupla jornada de trabalho.
“É uma luta diária e constante que também requer mudanças de paradigmas familiares e culturais. O fato é que não há mais espaço na sociedade para esse tipo de discriminação, o mundo corporativo deve ser um ambiente de acolhimento com mais diversidade e com uma pluralidade de perfis comportamentais. Temos que continuar dialogando e fomentando debates e colocando esses temas em pauta”, diz.
Formada em gestão de recursos humanos, a gaúcha está prestes a completar seis anos na instituição e tem responsabilidades como, organizar reuniões e eventos corporativos como os Ciclos de Palestras, os Congressos e Encontros Técnicos. O contato com os advogados da CAIXA e o trabalho na associação acenderam a chama pelo amor ao Direito, o que a tornou acadêmica do curso.
“Às vezes, tenho a impressão de que um dia pode parecer pouco para fazer tudo, principalmente quando você trabalha, estuda e administra o posto de multitarefas. É preciso muita disposição, organização, planejamento, otimismo e, claro, as vezes tenho que recorrer a algumas estratégias inteligentes para tentar conciliar as adversidades do cotidiano de forma leve. Por essa razão, é fundamental encontrar um meio-termo entre essas duas áreas”, afirma.
Ciente da abrangência e da força institucional, a Advocef tem buscado inserir o debate sobre questões relevantes à sociedade, como a participação feminina nos cargos de gestão. A entidade tem aberto os canais de comunicação para levantar esse tipo de pauta, como ocorreu na última edição da revista Advocacia CAIXA.
O material, bem como a comunicação interna e a gestão dos perfis da entidade nas redes sociais são de responsabilidade da assessora de comunicação, Marciana Alves, bacharel em comunicação social, com habilitação em jornalismo.
“Tenho pouco mais de um ano trabalhando na Advocef e acumulo experiências enriquecedoras em razão desta oportunidade. Atuar ao lado de mulheres com histórias inspiradoras e conhecer um pouco mais sobre a vida das associadas, por meio de entrevistas e matérias, contribui para o resultado das atividades”, afirma.
Além de apresentar e homenagear as colaboradoras, a Advocef deseja um feliz Dia Internacional da Mulher à todas as associadas, diretoras, conselheiras e representantes de jurídicos. Que a sociedade esteja consciente e se una para construir um futuro justo e igualitário.