Deputada Erika Kokay (PT-DF) quer que o órgão apure possíveis irregularidades na criação do banco
A criação do banco digital da CAIXA poderá ser barrada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) caso o órgão atenda a um pedido feito pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF). É que a parlamentar protocolou uma representação pedindo que sejam apuradas possíveis irregularidades na criação do banco, como informa o colunista Lauro Jardim, do O Globo.
Segundo o colunista, a deputada acredita que a iniciativa do banco digital pode acelerar a privatização da CAIXA, já que, na avaliação dela, a criação de um novo banco a partir da estrutura já existente e operada pela estatal, cria uma instituição financeira que concorre com a própria empresa-mãe, quando o correto seria buscar novos clientes e dar mais sustentabilidade a CAIXA.
Leia mais no site do O Globo
Autor: Advocef Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal
http://www.advocef.org.br A Associação dos Advogados da Caixa Econômica Federal – ADVOCEF foi criada em 15 de agosto de 1992, com o objetivo de promover a integração dos advogados em nível nacional, visando à defesa dos seus direitos e interesses, especialmente pela melhoria das condições de trabalho.
Sua criação decorreu da necessidade de congregar o corpo jurídico da CAIXA, ante o cenário vigente à época na empresa e que trazia expectativa de mudanças lesivas aos interesses dos advogados.
Em meio ao contexto conturbado que surgia com o advento da informatização, bem como na iminência de terceirização massiva das atividades jurídicas da CAIXA, um grupo idealista se viu motivado a encabeçar a iniciativa, a qual recebeu apoio integral de toda a categoria, inclusive financiando com seus próprios meios todos os custos envolvidos.