Fundada em 1992, a entidade completa 29 anos de atuação em prol dos advogados da CAIXA, neste domingo (15)
Em 1992, o Brasil vivia um dos momentos políticos mais delicados e importantes de sua história. O contexto do país e a necessidade de defender os interesses dos advogados motivou a fundação da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef), em 15 de agosto daquele ano, durante solenidade no Salão de Reuniões do Hotel das Américas, em Brasília-DF. Na ocasião, foi discutido e votado o projeto de Estatuto da Advocef, além de eleitos os membros da primeira Diretoria e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade.
Neste domingo (15), 29 anos depois de sua fundação, a associação celebra uma trajetória marcada por muito trabalho e união, o que trouxe conquistas significativas para todos os advogados. Para comemorar a data, listamos sete momentos que marcaram a história da Advocef. Confira:
1. Regulamentação dos honorários
Atualmente, uma das atribuições da Advocef é promover a arrecadação e o rateio dos honorários advocatícios pertencentes aos advogados da CAIXA. Contudo, quando a associação nasceu sequer existia o Estatuto da Advocacia e OAB (lei 8.906/1994). O texto, editado dois anos após a fundação da entidade, regulamentou o direito à percepção dos honorários sucumbenciais pelos advogados, em especial dos empregados, assunto que já era objeto de discussões e pleitos da categoria bem antes de sua edição.
2. Reconhecimento oficial
Só em 2001 a Advocef foi oficialmente reconhecida como a representante legítima dos advogados do CAIXA. Essa importante conquista ocorreu por meio de um acordo com o banco, que também trouxe a garantia de normatização da cobrança e do controle contábil de honorários.
3. Reestruturação da área jurídica
Em 2004, o Conselho Diretor da CAIXA aprovou a reestruturação da área jurídica, uma pauta de grande importância para a Advocef. Entre os destaques, está a criação de mais três Unidades Jurídicas localizadas em Campinas-SP, Bauru-SP e Porto Velho-RO.
4. Uma conquista histórica
Com apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (CONTEC), a Advocef encabeçou, ao lado da ANEAC, a maior paralisação da história da CAIXA, que durou 51 dias e resultou na conquista histórica do plano de cargos e salários em 2009. Essa greve é considerada um momento histórico que solidificou a importância institucional da associação. Os profissionais da CAIXA estavam unidos na busca da valorização profissional e a alcançaram.
5. Um associado no STJ
No ano que a CAIXA completou 150 anos de existência, a Advocef comemorou a nomeação de um associado como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Advogado de longa carreira e ex-diretor jurídico do banco, Antonio Carlos Ferreira, assumiu uma vaga, pelo Quinto Constitucional, no STJ. Presidente da associação na época, o diretor de relacionamento institucional da entidade, Carlos Castro, avaliou a indicação do colega ao cargo de ministro como o reconhecimento do trabalho dos advogados da CAIXA.
6. Nova Estrutura Salarial
Sempre contando com o apoio da CONTEC, durante os anos de 2011 e 2012, a Advocef negociou exaustivamente a valorização e a unificação da carreira profissional dos advogados. Assim foi consolidada a NES 2013, que se tornou uma das carreiras mais atrativas entre as empresas estatais.
7. Ajuda humanitária
O ímpeto de ajudar a quem mais precisa é uma característica marcante dos associados da Advocef. Um dos exemplos de solidariedade ocorreu em 2015, após o rompimento de uma barragem de rejeitos em Mariana-MG. Os advogados fizeram doações financeiras voluntárias por meio de uma campanha da associação para a compra de mantimentos e água potável às famílias afetadas.
Recentemente, os associados também não mediram esforços para ajudar as comunidades fragilizadas pelo contexto de pandemia. Em meados de março de 2020, a Advocef iniciou a arrecadação de fundos para instituições que cuidam de idosos carentes no Ceará, no Distrito Federal, em São Paulo e no Rio de Janeiro, estados que no início da campanha eram os mais afetados pelos efeitos do coronavírus. Mais de 400 idosos foram beneficiados com a campanha.
“É um grande orgulho participar da Advocef e saber que a história da nossa associação é feita de pessoas íntegras, competentes e dedicadas. Vale lembrar que cada conquista ao longo desses anos só foi possível pela nossa união enquanto categoria, por isso, sigamos unidos nas próximas batalhas para celebrarmos as vitórias que estão por vir. Parabéns a todos nós e vida longa à Advocef”, diz Anna Claudia de Vasconcellos, presidente da associação.