As Entidades representativas dos empregados da CAIXA receberam com perplexidade as graves denúncias anunciadas ontem à tarde pelo site Metrópoles, feitas por corajosas mulheres, colegas da CAIXA, contra o Presidente da instituição Pedro Guimarães.
As entidades reconhecem e enaltecem a postura das empregadas em expor todos esses casos, ao passo que se colocam à disposição para auxiliar no que for necessário.
As denúncias reiteradas por várias colegas são gravíssimas e expõem a CAIXA a indiscutível risco à sua imagem institucional.
Defendemos uma apuração rigorosa dos fatos no âmbito administrativo e penal, assegurada a devida ampla defesa como medida de saneamento e prestação de contas aos empregados e à sociedade, ao mesmo tempo que defendemos o afastamento do atual Presidente das suas funções na CAIXA para garantir a lisura do processo interno.
A Associação dos Advogados da Caixa Econômica Federal – ADVOCEF foi criada em 15 de agosto de 1992, com o objetivo de promover a integração dos advogados em nível nacional, visando à defesa dos seus direitos e interesses, especialmente pela melhoria das condições de trabalho.
Sua criação decorreu da necessidade de congregar o corpo jurídico da CAIXA, ante o cenário vigente à época na empresa e que trazia expectativa de mudanças lesivas aos interesses dos advogados.
Em meio ao contexto conturbado que surgia com o advento da informatização, bem como na iminência de terceirização massiva das atividades jurídicas da CAIXA, um grupo idealista se viu motivado a encabeçar a iniciativa, a qual recebeu apoio integral de toda a categoria, inclusive financiando com seus próprios meios todos os custos envolvidos.