Alguém sempre disposto a ajudar, um exemplo de profissional e um amigo fiel. Esses são alguns dos adjetivos usados pelos associados Jailton Zanon, Salvador Congentino Neto e pela advogada aposentada Neiva Pereira para descrever o colega Satiro Lazaro da Cunha, falecido na última segunda-feira (21/11).
Admitido na CAIXA em 1978, o advogado construiu uma trajetória marcada por dedicação, respeito ao trabalho e espírito coletivo, característica destacada com carinho pelo associado Salvador Congentino Neto (CEAJU-DF). “Aprendi muito com o Dr. Satiro. Chegamos na Caixa em 2002 uma grande leva de advogados recém formados entrando por concurso, mas com pouca experiência profissional. O Dr. Satiro teve muita paciência conosco, nos explicando com gentileza e educação os segredos, os aspectos práticos e o bom senso necessários para o exercício da profissão”, conta.
A alegria de Satiro contagiava a todos ao redor. Com esse mesmo sentimento, o associado Jailton Zanon (DIJUR-DF) recorda dos momentos compartilhados com o colega. “Dr. Satiro foi um exemplo de advogado, além de um ser humano especial. De suas tiradas lembro da principal, falando de sua cidade natal, onde foi radialista, aliás. Patrocínio só tem uma. O resto é Patrocínio de lugar” [risos].
A advogada aposentada Neiva Pereira, de Brasília, também refletiu sobre a morte do colega. “A partida ‘antes do combinado’ do querido Dr. Satiro para a casa do Pai, me trouxe várias e sempre boas lembranças da pessoa maravilhosa, do colega leal, do amigo que sempre tinha um ombro amigo, um ninho, um colo para acolher a todos ao seu redor”, comenta. Para ela, o poema a seguir ajuda a expressar o sentimento que fica.
“Benditos Sejam”
Benditos sejam os que chegam em nossa vida em silêncio, com passos leves para não acordar nossas dores, não despertar nossos fantasmas, não ressuscitar nossos medos.
Benditos sejam os que se dirigem a nós com leveza, com gentileza, falando o idioma da paz pra não assustar nossa alma.
Benditos sejam os que tocam nosso coração com carinho, nos olham com respeito e nos aceitam inteiros com todos os erros e imperfeições.
Benditos sejam os que podendo ser qualquer coisa em nossa vida, escolhem ser doação.
Benditos sejam esses seres iluminados que nos chegam como anjo, como flor ou passarinho, que dão asas aos nossos sonhos e tendo a liberdade de ir escolhem ficar e ser ninho.”
“Bendito seja você, Dr. Satiro!
Vá em paz, meu amigo. Voe alto
Saudades e gratidão!”, completou Neiva Pereira.
A Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef) agradece aos colegas que, mesmo abalados e profundamente tocados pela perda, contribuíram com a produção desta singela homenagem ao brilhante advogado Satiro Lazaro da Cunha. Mais uma vez, a associação presta condolências e se solidariza com os amigos e familiares pela inestimável perda.
Satiro Lazaro da Cunha
✮ 04/04/1948
✞ 21/11/2022