A CAIXA e a Embaixada Britânica firmaram uma parceria para promover um programa ampliado de sustentabilidade que deve abranger iniciativas de financiamento verde e o desenvolvimento de produtos financeiros destinados a projetos sustentáveis.
Pelo acordo, firmado na última sexta-feira (27/01), o banco passará a ser beneficiário do Fundo do Reino Unido, que se comprometeu a investir, até 2025, cerca de £11,6 bilhões, em projetos que tenham como foco florestas, agricultura, cidades e infraestrutura.
Na avaliação da presidente da CAIXA, Rita Serrano, esta é uma parceria muito importante para a empresa, que busca promover a troca de conhecimentos e experiências para a construção de novos modelos que possam ser aplicados à realidade brasileira.
“Além do apoio a iniciativas de financiamento verde entre o Reino Unido e o banco, o objetivo é também fomentar a participação do setor privado em projetos brasileiros sustentáveis, ajudando a consolidar esse mercado no país”, explica Rita Serrano.
Com base na política climática brasileira, o Fundo do Reino Unido tem como objetivo apoiar a transição para uma economia de baixo carbono. “A parceria com a CAIXA abrirá o diálogo de uma cooperação técnica para fortalecer a agenda de neutralidade de carbono no Brasil e potencializar investimentos privados para projetos sustentáveis e inclusivos no país”, diz a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq. Cerca de £260 milhões já foram destinados para programas que operam no Brasil até o momento, fazendo do país um dos quatro principais beneficiários do fundo global britânico.