O presidente da Advocef, Marcelo Quevedo do Amaral, e o diretor de relacionamento institucional, Carlos Castro, acompanharam a apresentação do modelo de incorporação do REB ao Novo Plano, nesta quarta-feira (30), na sede da FUNCEF, em Brasília. Representantes das demais entidades associativas e da Patrocinadora também participaram do compromisso.
Os detalhes da proposta devem ser divulgados após aprovação nos órgãos colegiados.
Na avaliação de Quevedo, a incorporação do REB pelo Novo Plano representa um grande avanço, beneficiando mais de 4000 empregados. “Esperamos que o processo de incorporação ocorra o mais breve possível, pois essa é uma reivindicação que já aguardamos o atendimento há muitos anos”, comenta o presidente da Advocef.
A incorporação é uma antiga reivindicação dos empregados da CAIXA. De acordo com a FUNCEF, os participantes do Novo Plano possuem condições mais favoráveis em comparação ao REB, como, por exemplo, o percentual de contribuição e a possibilidade de resgate. No Novo Plano, a contribuição é de 5% a 12%; no REB, é apenas de 2% a 7%, diminuindo a possibilidade de acumular uma reserva maior para a aposentadoria. Além disso, o novo Plano permite o resgate de 100% das contribuições do empregado e da Patrocinadora, enquanto no REB somente é permitido o resgate de até 20% das contribuições do empregador.
O Novo Plano também apresenta vantagens no que diz respeito à taxa de administração dos aposentados e pensionistas, benefício por invalidez e pensão por morte.