Evento marca abertura do IV Encontro Técnico da Advocef
Advogados da CAIXA de todo Brasil se reuniram na capital federal, na última quinta-feira (05/12), para a abertura do IV Encontro Técnico da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef). O evento foi marcado pelo lançamento da 29ª Revista de Direito da Advocef, periódico com artigos científicos produzidos pelo quadro jurídico do banco e por autores externos, com temas que abrangem todas as áreas do direito.
No discurso de abertura, a presidente da Associação, Anna Claudia de Vasconcellos, falou sobre a necessidade de adaptação do quadro jurídico às novas necessidades da CAIXA. Ela ressaltou as ações da entidade para promover o aperfeiçoamento das habilidades dos colegas, como a parceria com a Escola de Advocacia da CAIXA.
“A Advocef quer subsidiar o aprimoramento do jurídico com ferramentas apresentadas pelos próprios advogados da CAIXA, que conhecem os processos e podem auxiliar uns aos outros na troca de conhecimento”, afirma.
Entre os participantes, a abertura contou com a presença do diretor jurídico da CAIXA, Gryecos Loureiro, que ressaltou a satisfação da parceria da Escola de Advocacia da CAIXA com a Advocef. Durante este ano, o compromisso entre as instituições resultou em ações em todo Brasil para o aprimoramento do quadro jurídico do banco, com a participação do Núcleo Acadêmico da Associação.
“Para nós da Dijur, e aqui também representando a Escola de Advocacia da CAIXA, o evento de hoje é a coroação de uma parceria, que é a possibilidade de multiplicar o conhecimento acumulado dentro da CAIXA. Isso é motivo de orgulho para nós. A riqueza do jurídico da CAIXA está guardada por essa diversidade e pela generosidade de compartilhar o conhecimento”, disse Loureiro.
O evento também contou com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Carlos Ferreira, advogado da CAIXA, e um dos idealizadores da Escola de Advocacia. Durante a cerimônia de abertura, ele encorajou a categoria a batalhar na defesa da permanência da CAIXA como uma empresa pública, e expressou a gratidão pelo apoio que recebeu da Advocef em todo processo até se tornar ministro. Além disso, ressaltou a importância da militância corporativa.
“Eu tenho certeza absoluta que só sou ministro, só fui escolhido porque sou advogado da CAIXA, pelo trabalho que pude realizar como advogado. A minha nomeação, a minha escolha nesse processo todo é um reconhecimento, não ao meu trabalho, mas ao trabalho de todos os advogados da CAIXA e do peso da instituição”, agradeceu o ministro Antonio Carlos Ferreira.
Homenagens
O vice-presidente da Advocef, Fernando Abs, homenageou os advogados que contribuíram, durante o segundo semestre do ano, com a realização dos Ciclos de Palestras. Os colegas que fazem exposições em todo Brasil receberam um troféu simbólico, como forma de agradecimento pela parceria. Os Ciclos de Palestras são uma inciativa da gestão do ex-presidente Álvaro Weiler.
“A ideia de dar continuidade é muito importante. Dessa vez nós decidimos valorizar a prata da casa. O ouro da Casa, como diz a Anna”, ressaltou. Ao expressar gratidão aos advogados, Abs também ressaltou a qualificação dos membros do Núcleo Acadêmico da Advocef.
“Como nós temos valores magníficos entre nós! Colegas da maior grandeza, doutrinadores, conhecedores profundos das áreas de estudo do direito onde desenvolvem seus trabalhos. São pessoas que abrilhantaram e engrandeceram cada Ciclo de Palestras. Certamente podemos aprender com cada um deles”, ressaltou.
Revista de Direito
O presidente do Conselho Editorial da Revista de Direito da Advocef, Bruno Queiroz Oliveira. Em um breve discurso, ele agradeceu as contribuições dos autores. E cumprimentou Anna Claudia de Vasconcellos por ser a primeira mulher a conduzir a Advocef. Também agradeceu ao diretor de relacionamento institucional da Associação, Carlos Castro, pela atenção aos prazos da produção.
“O lançamento da Revista é sempre um momento de agradecimento. Nossa publicação já é um patrimônio imaterial e funciona como um mecanismo de muito valor para que possamos apresentar o pensamento jurídico nacional da advocacia da CAIXA”, lembrou.
Após as considerações, os advogados participaram de um coquetel para confraternizar e celebrar o sucesso do trabalho conjunto. Para a sexta-feira (6), a programação inclui palestras sobre temas de interesse da categoria.