Entre 18 e 22 de novembro, os funcionários ativos do banco poderão votar para a eleição do conselheiro representante dos empregados
A Diretoria da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef) acompanha de perto a atuação de Rita Serrano como conselheira representante dos empregados, no Conselho de Administração da CAIXA e, por isso, apoia de maneira irrestrita a candidatura dela à reeleição para o cargo.
Desde que ocupou a função pela primeira vez, como suplente, em 2013, Rita Serrano trabalha em prol da garantia dos direitos conquistados pelos funcionários do banco, além de ser atuante na missão de manter a CAIXA 100% pública.
Por meio do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, liderou o processo contra o Projeto de Lei (PLS555/15), que pretendia transformar a CAIXA numa instituição de Sociedade Anônima (S.A.). Ela também teve um papel fundamental na articulação de uma frente nacional para derrotar a mesma iniciativa na mudança estatutária da CAIXA, em 2017.
Além da Advocef, outras entidades associativas dos empregados da CAIXA, sindicados e federações de bancários também declararam apoio à candidatura de Rita Serrano. Esta é a primeira vez que as instituições fecham questão numa eleição para o CA.
“O momento exige união para que possamos preservar os direitos conquistados pelos empregados, além de garantir a manutenção da CAIXA como uma empresa pública”, frisou Anna Claudia de Vasconcellos, presidente da Advocef.
O que é o Conselho de Administração
O Conselho de Administração da CAIXA é o órgão de decisão colegiada e de orientação geral dos negócios do banco, responsável por definir diretrizes e objetivos empresariais e por monitorar e avaliar os resultados.
Entre as principais atribuições do conselheiro representante dos empregados estão a defesa dos interesses dos empregados, a preservação da integridade do banco e a fiscalização das ações da gestão. Mesmo assim, o eleito não pode participar das pautas que tratam das relações de trabalho.
A candidata
Natural de Santo André-SP, Maria Rita Serrano é empregada da CAIXA desde 1989. Graduada em história e estudos sociais, é mestre em administração e especialista em governança para conselheiros de administração.
Rita Serrano iniciou a atuação no CA em 2013, como suplente do cargo de conselheira dos empregados. Em 2017 foi eleita para exercer a função. Além disso, participa há mais de 30 anos do movimento social e em defesa do patrimônio público.
Para votar
O primeiro turno da eleição ocorrerá de 18 a 22 de novembro, por meio do endereço eleição.caixa. O resultado será divulgado no último dia de votações, no Portal do Empregado. Caso nenhum candidato obtenha 50% mais um dos votos, haverá segundo turno de 2 a 6 de dezembro. Foram inscritas 203 candidaturas.
Podem votar todos os empregados ativos, mesmo estando de férias ou licença. A eleição será realizada pela rede do banco. O empregado deverá acessar eleicaoca.caixa, e fazer login com o número da matrícula e a senha.