Documento é assinado, também, pela Aneac, pela AudiCAIXA, pela Fenag e pelo Social Caixa
A Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef) assinou um manifesto de apoio aos empregados do banco que atuam na linha de frente para garantir o pagamento do auxílio emergencial.
O material conta com a participação de outras entidades ligadas à estatal e tem o objetivo de mostrar a importância da manutenção da CAIXA 100% pública e sustentável, e o trabalho desenvolvido pelos colegas diante da pandemia.
As instituições reforçam o papel social da CAIXA, que assumiu, sozinha, a missão de efetuar o pagamento a milhões de brasileiros e garantiu a inclusão bancária de outras centenas de milhares de cidadãos que não tinham conta em um banco.
Mais do que isso, o manifesto deixa claro que a CAIXA é o banco de todos, pois é composto por brasileiros solidários, comprometidos e conscientes de que prestam um serviço essencial nesse momento de crise.
“Um serviço essencial que é prestado por pessoas: pais, mães, filhos, maridos e esposas que se fazem presentes todos os dias nas agências, sob o risco de contaminação; que buscam constantemente o desenvolvimento de soluções tecnológicas para solucionar os problemas, e tantas outras pessoas que desempenham atividades necessárias à continuidade do seu funcionamento”, diz um trecho do manifesto.
As entidades também falam sobre as aglomerações registradas nas proximidades de agências da CAIXA em todo Brasil. Como aponta o manifesto, a situação poderia ser resolvida com a união e atuação dos entes federativos, detentores que são do poder de polícia necessário para colocar ordem nas vias públicas.
O texto cita o exemplo de estados e municípios que tem ajudado no controle e organização das filas, uma atitude que deveria ser adotada em todas as cidades do país.
Em outra parte, as entidades que assinam o manifesto exortam a população e mídia sobre a compreensão da magnitude do trabalho que está sendo feito. Além disso, pedem a colaboração de todos para que “o objetivo de manter a dignidade dos necessitados e salvar vidas” seja alcançado.
“Mesmo diante de todas as dificuldades, os brasileiros podem ter a certeza de que os empregados da CAIXA continuarão cumprindo a missão assumida, de forma solidária, com dignidade, respeito e senso de dever, pois há coisas que só a CAIXA e seus empregados fazem pelo nosso Brasil! Contem conosco!”
Além da Advocef, assinam o manifesto a Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da CAIXA (Aneac), a Associação Nacional dos Auditores Internos da Caixa Econômica Federal (AudiCAIXA), a Federação Nacional das Associações dos Gestores da CAIXA (Fenag) e o Social CAIXA.
Na mídia
Após a publicação do manifesto, a coluna da jornalista Bela Megale, do O Globo, publicou uma nota exclusiva sobre a nota conjunta das entidades. A publicação cita diversos trechos do manifesto. Confira a íntegra da publicação aqui.