No encontro, Pedro Guimarães assumiu o compromisso de aproximação e diálogo com as associações
Representantes da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef) e de entes associativos de empregados da CAIXA foram recebidos pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, nesta terça-feira (28). O encontro foi o primeiro entre Guimarães e os representantes desde que assumiu a frente do banco. Contudo, afirmou que pretende promover a aproximação e o diálogo entre as federações, associações e a presidência da estatal.
A presidente da Advocef, Anna Claudia de Vasconcelos, e o diretor de Relacionamento Institucional, Carlos Castro, estiveram presentes. O encontro contou ainda com a participação da Fenae, Fenag, Audicaixa, Anipa, Fenacef, Aneac e Anberr.
Segundo Vasconcellos, o momento é importante pela sinalização de uma aproximação com as associações e para fortalecimento da união entre as entidades. “A reunião foi útil para reforçar os compromissos que o presidente havia firmado no início de sua gestão, mas pode ir além e se tornar um ponto de partida para o diálogo entre empregados e administração da empresa”, disse Vasconcellos.
O encontro contou ainda com os vice-Presidentes da CAIXA, Roney de Oliveira Granneman (Gestão de Pessoas); Jair Luis Mahl (Habitação) e Valter Gonçalves Nunes (Clientes e Canais). O encontro contou ainda com os diretores Gryecos Attom Valente Loureiro (Jurídico) e Tatiana Thomé de Oliveira (Vice-Presidência de Governo em exercício), que também estiveram presentes na reunião. Após a reunião, Roney afirmou que o presidente receberá cada associação individualmente. “Após o balanço, que deve ser divulgado até sexta-feira, eu entrarei em contato com cada um dos representantes para, de acordo com a agenda do presidente, marcar as reuniões individualizadas”, disse.
Roney ainda abordou o posicionamento da estatal em relação ao Caixa Saúde e Funcef. “A primeira reação do presidente foi questionar se existe demonstrativo de resultado [sobre o Saúde Caixa], porque se não há como mensurar é impossível ter noção de tudo que se precisa. Mas eu posso afirmar que tanto as questões da Funcef quanto do CAIXA Saúde estão na pauta do presidente”.
União entre as classes
Antes do encontro com o presidente da CAIXA, as entidades representativas dos empregados se reuniram na sede da Advocef para definir prioridades. Os membros das diretorias das associações pretendem tornar as reuniões mais periódicas, no intuito de fortalecer a atuação individual de cada uma. O diretor de Relacionamento Institucional, Carlos Castro, que estava presente na reunião na sede da Advocef, apontou a necessidade de estreitar ainda mais a parceria entre as entidades. “A reunião foi bem importante, como forma de unir ainda mais as entidades de classe fortalecendo, assim, os objetivos em defesa da Caixa”.