Ele faleceu na manhã desta quarta-feira (24), em Brasília (DF), após sentir-se mal em sua residência
É com grande tristeza que a Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef) recebe a notícia do falecimento de Pedro Eugênio Beneduzzi Leite. De acordo com informações, ele faleceu na manhã desta quarta-feira (24), em Brasília (DF), após sentir-se mal em sua residência.
Casado com a associada Isabel Gomes, ele foi um grande nome do movimento em defesa do banco e dos direitos dos empregados. Entre os destaques dos mais de 30 anos dedicados à CAIXA, está o período à frente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), entre 2008 e 2014, onde atuou de forma ainda mais direta em prol do que acreditava.
Mas ele não parou por ali. Mesmo após a aposentadoria, manteve as contribuições em favor das mobilizações do movimento dos empregados da CAIXA. Por meio das redes sociais e do Instituto Datagenio, ele emitia opiniões sobre o banco e outros temas da atualidade.
“Não há palavras para descrever o quanto sinto por esta grande perda. Além de um grande defensor da CAIXA e de seus empregados, ele era uma pessoa admirável em todos os aspectos. Em nome de todos os advogados rendo homenagens ao grande homem Pedro Eugênio e ofereço à família, na pessoa da querida Isabel Gomes, e aos amigos todo nosso carinho e solidariedade”, diz Anna Claudia de Vasconcellos, presidente da Advocef.
Na memória de quem fica, vem à tona momentos marcantes ao lado do amigo, como o movimento que iniciou o enquadramento dos auxiliares de escritório, o começo da luta pela sindicalização e pelas seis horas na CAIXA, em meados de 1985. Lembranças que ficaram mais vivas nos pensamentos do diretor de relacionamento institucional da Advocef, Carlos Castro.
Desde que conheceu Pedro Eugênio, o diretor afirma nunca tê-lo visto ser indelicado com alguém, pelo contrário, sabia ser firme sem perder a tranquilidade, e garante: com a passagem do Pedro, perde a categoria, mas perde, também, a CAIXA, que teve na pessoa dele, um defensor ferrenho da empresa.
Ainda sobre as memórias do amigo, Castro recorda que sentiu grande alegria quando Pedro Eugênio se credenciou para a presidência da Fenae pois, na época, também atuava como presidente da Advocef, o que permitiu aos dois desenvolverem alguns trabalhos juntos e participarem ativamente da defesa da CAIXA.
“Em sua passagem pela Fenae ele foi muito parceiro da associação. Por isso tive o privilégio de homenageá-lo nos 20 anos da Advocef, quando foi um dos agraciados com a medalha Sônia Lúcia dos Santos Lopes, em agradecimento à colaboração prestada na trajetória da nossa entidade”, comenta.
A perda repentina de Pedro Eugênio mexeu com todos os que conviveram com ele e conheceram a luta em prol de seus ideais. Neste momento de dor, a Advocef se solidariza com a família, na pessoa da associada Isabel Gomes, e presta esta singela homenagem à trajetória e ao legado deixado pelo colega Pedro Eugênio Beneduzzi Leite.
“Quero prestar a minha homenagem e a minha solidariedade à Isabel e toda a família, porque a dor dela é nossa dor. Estou realmente de luto. É a morte de um amigo muito querido, que eu respeitava não só como grande profissional, como um grande sindicalista e como grande presidente da Fenae, mas pelo ser humano que ele sempre foi”, finaliza Castro.
Mais detalhes sobre o sepultamento serão divulgados em breve.