Canudos de metal são tendência sustentável para diminuir a quantidade de plástico no meio ambiente; itens chegarão nos jurídicos ao longo da semana
Os canudos correspondem a 4% do lixo plástico encontrado no mundo. De acordo com a ONG Ocean Conservancy, este foi o sétimo item mais coletado nos mares, em 2017.
Pelo menos 8 milhões de toneladas de plásticos vazam para o oceano a cada ano. É como se despejassem um caminhão de lixo no mar por minuto. Um estudo do Fórum Econômico Mundial aponta que se o descarte indevido dos resíduos continuar assim, em 2050 o oceano deve ter mais plástico do que peixes.
No Brasil, os canudinhos parecem estar com os dias contados. Diante do impacto que esse produto traz ao ecossistema, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo já aboliram o uso do item. Com a medida, a expectativa é reduzir a quantidade do material no meio ambiente.
Para incentivar a formação da consciência ambiental, e comemorar o dia do advogado, a Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef) decidiu presentear os associados com uma alternativa sustentável: um kit contendo dois canudos de metal e uma escova higiênica. A ideia é garantir o prazer de saborear uma bebida com canudo, sem que isso prejudique o planeta.
Os itens foram produzidos pela Beegren, uma marca curitibana que incentiva o consumo consciente e trabalha em conjunto com cooperativas e ONGs. Já os porta-canudos da Advocef foram confeccionados pelas mãos de duas costureiras da ONG Multirão, que tem parceria com a empresa.
Com o singelo presente, a Advocef deseja aos colegas um excelente dia dos advogados. Que o presente da Associação inspire mudanças de hábitos e colabore para o desenvolvimento de ações sustentáveis, pois, para salvar o planeta, um gesto simples faz a diferença.