Parceria com a CONTEC foi iniciada em 2008, desde então, graças ao apoio da Confederação, a Advocef tem tido presença nas Mesas de Negociações
A Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef) parabeniza a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (CONTEC) pelos 63 anos de trabalho em prol dos bancários e securitários brasileiros, completados nesta quarta-feira (28).
A presidente da associação, Anna Claudia de Vasconcellos, lembra que a parceria com a CONTEC foi iniciada na negociação salarial de 2008. Desde então, graças ao apoio da Confederação, a Advocef tem tido presença nas Mesas de Negociações, o que, na avaliação dela, é essencial para a garantia da manutenção dos direitos conquistados pela categoria.
“Além de parabenizar por todos esses anos de trabalho árduo em prol dos bancários e securitários, agradeço à CONTEC pela disponibilização do espaço nas Mesas de Negociações e por nos permitir defender os nossos interesses perante a CAIXA”, diz Vasconcellos.
O diretor de relacionamento institucional da Advocef, Carlos Castro se orgulha de atuar junto à CONTEC na diretoria de negociações de bancos estaduais/regionais e federais.
“A CONTEC tem uma história marcada por muitos desafios, mas sempre se manteve firme na missão de representar e defender os direitos e interesses dos bancários e securitários brasileiros. Isso é motivo de grande orgulho para todos nós. Desejo vida longa à Confederação”, diz Castro.
A história da CONTEC
A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (CONTEC) foi fundada em 28 de julho de 1958 com sede no Rio de Janeiro (RJ). Seis anos depois de sua criação, sofreu a primeira intervenção do Ministério do Trabalho e o então presidente, Aluysio Palhano Pedreira Ferreira foi preso, torturado e assassinado pelas forças do regime autoritário, que dirigiu o país de 1964 até 1985.
Em 1972, a CONTEC passou por nova intervenção do mesmo Ministério do Trabalho, não permitindo a reeleição do então presidente Ruy Brito de Oliveira Pedroza. Essa ação só foi revogada, em 1975, por uma Junta Governativa integrada por bancários, em razão da visita ao Brasil, do Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o belga Francis Blanchard.
Com o restabelecimento da democracia, a CONTEC passou a ter vida administrativa e política independente, buscando a representação dos trabalhadores por meio de negociações e entendimentos sempre com autonomia e independência.
Atualmente, a CONTEC é uma entidade sindical de grau superior que coordena as entidades sindicais dos bancários e securitários brasileiros. Também defende os direitos e interesses desses junto aos empregadores e poderes judiciário, executivo e legislativo.
Leia mais sobre a CONTEC aqui.