Campanha nas redes sociais é contrária ao processo de venda de áreas lucrativas da estatal e defende a manutenção do banco 100% público e sustentável
A mobilização digital #MexeucomaCaixaMexeucomoBrasil tornou a movimentar as redes sociais nesta quinta-feira (23). Entidades representativas dos empregados do banco, com o apoio da população, levantaram a hastag, que está entre os assuntos mais falados no Twitter e alerta sobre os prejuízos de vender áreas lucrativas da estatal.
Como explica a presidente da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef), Anna Claudia de Vasconcellos, a campanha é um posicionamento contrário ao processo de abertura de capital da empresa, como a venda do setor de seguros, que pode ocorrer em outubro deste ano.
“As privatizações de áreas lucrativas podem enfraquecer a CAIXA e, consequentemente, trazer prejuízos à população. Portanto, ao mesmo tempo em que nos posicionamos contra essas medidas, contribuímos para conscientizar a sociedade sobre a importância de o banco continuar 100% público e sustentável e garantir a manutenção de programas sociais”, disse.
Somente nos três primeiros meses de 2020, as Loterias CAIXA, que também estão na mira das privatizações, arrecadaram R$ 4 bilhões. Desse total r$ 1,5 bilhão foram transferidos aos programas sociais do governo federal nas áreas de seguridade social, saúde, segurança pública, cultura, educação e esporte, o que corresponde a 37,2% do total arrecadado.
Além de se mostrar contra as privatizações, a mobilização defende o fortalecimento da CAIXA para que o banco atue no sentido de ajudar o Brasil a sair da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus.