Ação criada pelo Comitê Nacional em Defesa da CAIXA mostra a importância do trabalho realizado pelos profissionais do banco durante a crise
O Comitê Nacional em Defesa da CAIXA lançou uma campanha para a valorização dos empregados do banco, que atuam na linha de frente para garantir o pagamento do auxílio emergencial.
A Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef) é uma das entidades que compõem o grupo e colaborou com a ação veiculada na internet, em rádios e TVs de todo Brasil. Esta é a segunda etapa da mobilização #aCaixaÉTodaSua, lançada em outubro de 2019, que apontou como a venda de áreas lucrativas da estatal pode ser prejudicial ao país.
A presidente da Associação, Anna Claudia de Vasconcellos, explica que com o avanço da pandemia e os efeitos causados pela crise sanitária, as instituições do Comitê decidiram criar uma ação para mostrar a importância dos profissionais que atuam para viabilizar o acesso da população ao auxílio emergencial. Dados divulgados pela CAIXA na última sexta-feira (5) apontam que 58,6 milhões de pessoas receberam a ajuda financeira e mais de 107 milhões de brasileiros se cadastraram para conseguir o benefício.
“Essa campanha de valorização dos empregados da CAIXA foi a forma que as entidades representativas encontraram de agradecer aos colegas pelo serviço essencial prestado nas agências de todo Brasil. E são várias as dificuldades para desempenhar essa função, especialmente num contexto de pandemia. Mesmo assim, eles assumiram a missão e estão desempenhando um trabalho que merece ser reconhecido por todos”, conta.
Manifesto
Além de participar da campanha, em maio deste ano, a Advocef também emitiu um manifesto de apoio aos empregados e em defesa da CAIXA 100% pública e sustentável, que foi divulgado pelo jornal O Globo.
Entre outros pontos, o manifesto lembrou as aglomerações registradas nas proximidades de agências da CAIXA em todo Brasil, uma situação que expôs os empregados e a população ao risco de contágio pelo coronavírus.
“As manifestações em apoio aos empregados da CAIXA surgem para conscientizar a população e buscar condições adequadas ao trabalho dos profissionais, que também prestam um serviço essencial à sociedade neste momento de crise”, conclui Anna Claudia de Vasconcellos.
Além da Advocef, também assinaram o manifesto a Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal (Aneac), a Associação Nacional dos Auditores Internos da Caixa Econômica Federal (AudiCaixa), a Federação Nacional das Associações de Gestores da Caixa (Fenag) e o Social Caixa.