O presidente da Advocef, Marcelo Quevedo do Amaral, e o diretor de relacionamento institucional, Carlos Castro, participaram da cerimônia de posse do novo presidente da CAIXA, Carlos Vieira. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (9), no Conjunto Cultural da Caixa, em Brasília.
Representante dos advogados, Castro foi convidado pelo gabinete da presidência a falar em nome do movimento associativo e dos empregados da CAIXA. No discurso, ele reconheceu a grandiosidade do trabalho desenvolvido pela colega empregada e ex-presidente Rita Serrano, acolheu Vieira, falou sobre os desafios que a nova gestão deve enfrentar, como o Saúde Caixa e a modernização tecnológica, entre outros.
Castro também relembrou a importância do trabalho desempenhado pelos empregados da CAIXA durante a pandemia. “Na pandemia os nossos grandes heróis usavam crachá. E o crachá era da CAIXA […]”.
A Associação dos Advogados da Caixa Econômica Federal – ADVOCEF foi criada em 15 de agosto de 1992, com o objetivo de promover a integração dos advogados em nível nacional, visando à defesa dos seus direitos e interesses, especialmente pela melhoria das condições de trabalho.
Sua criação decorreu da necessidade de congregar o corpo jurídico da CAIXA, ante o cenário vigente à época na empresa e que trazia expectativa de mudanças lesivas aos interesses dos advogados.
Em meio ao contexto conturbado que surgia com o advento da informatização, bem como na iminência de terceirização massiva das atividades jurídicas da CAIXA, um grupo idealista se viu motivado a encabeçar a iniciativa, a qual recebeu apoio integral de toda a categoria, inclusive financiando com seus próprios meios todos os custos envolvidos.