Entidade foi representada pelo presidente da Comissão Funcef, Fábio Romero
A Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef) participou do I Fórum Funcef Saúde CAIXA, nesta quinta-feira (10), em São Paulo. A entidade foi representada pelo presidente da Comissão Funcef, Fábio Romero.
O evento foi promovido pela Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal (Fenacef) em parceria com a Associação Paulista dos Economiários Aposentados (APEA-SP), para esclarecer dúvidas sobre o fundo de pensão e o plano de assistência à saúde da estatal.
Objetivo, que na avaliação de Fábio Romero, foi alcançado com êxito. “A gestão da correta informação é muito importante e os organizadores estão de parabéns, porque o Fórum trouxe dados fundamentais e muito esclarecedores para os economiários”, observou.
Funcef
Entre outros pontos, o diretor de administração da Funcef, Augusto Miranda, falou sobre o aperfeiçoamento regulatório dos Fundos de Previdência Complementar. Durante a exposição, Miranda destacou o foco na rentabilidade, no retorno patrimonial e no superávit. Segundo ele, a Funcef atingiu o valor de R$ 70 bilhões em investimentos.
Já a composição dos déficits do Fundo, ao longo dos últimos 20 anos, foi um assunto explicado pelo diretor de benefícios, Délvio de Brito. De acordo com ele, essas diferenças são oriundas dos investimentos e da utilização da reserva de contingência na formação do saldamento. Brito também falou sobre como seria a eventual aplicação da Resolução 30 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNC), que trata da possibilidade de dilação do prazo do equacionamento e as contribuições incidentes sobre o 13º salário.
Em linhas gerais, o diretor de investimentos da Funcef, Paulo Werneck, demonstrou, as alocações dos recursos de cada plano da Fundação, com direcionamento futuro mais voltado para renda variável, em razão mesmo da redução da taxa Selic no Brasil e taxa de juros no mundo. Enalteceu que esses recursos não pertencem ao governo, mas aos participantes da Funcef.
Saúde CAIXA
A gerente nacional do Saúde CAIXA, Louise Magalhães, mostrou a dimensão do plano de assistência à saúde da estatal, que é considerado o 29º maior do país atende 295 mil beneficiários, incluindo aposentados e pensionistas.
Segundo levantamento da gestão, são realizadas, por dia, cerca de 4.334 consultas e 1.078 emergências entre outros atendimentos, em todo Brasil.
Atualmente, o custeio do Saúde CAIXA ocorre da seguinte forma: o banco paga 70% das despesas assistenciais além de todos os gastos relativos à parte administrativa, enquanto os empregados ficam responsáveis pelo pagamento dos 30% restantes. Porém, a determinação do novo Estatuto Social da CAIXA, prevê que a partir de 2021, a estatal terá a responsabilidade de custear, no máximo, 6,5% da folha de pagamento e proventos dos aposentados.
Durante o evento, a gerente nacional do plano também falou sobre a vedação de novos aderentes ao Saúde Caixa, a possibilidade de implantação da cobrança da mensalidade individual por beneficiários a partir de 2022.