Solenidade ocorreu na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal
A tesoureira da Advocef Anna Claudia de Vasconcellos representou a associação, nesta segunda-feira (13/6), na solenidade de lançamento do livro “O FUTURO É PÚBLICO”, durante debate sobre a defesa do patrimônio público nacional na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal.
“A Advocef veio prestigiar o lançamento do livro que tem a Rita Serrano como coautora e apresenta dados concretos sobre a importância das empresas públicas a nível mundial. Um debate de extrema importância, especialmente nesse momento em que testemunhamos diversas manobras para o enfraquecimento da CAIXA”, comenta Vasconcellos.
O livro “O FUTURO É PUBLICO” foi baseado em pesquisa do Transnational Institute (TNI), do centro de estudos em democracia e sustentabilidade sediado na Holanda. O estudo do TNI revela que mais de 1,4 mil serviços foram reestatizados no mundo todo entre 2000 e 2017. Na maioria dos casos, a decisão de retornar esses serviços ao controle estatal se deu após a administração pela inciativa privada se mostrar problemática e ineficaz.
Rita Serrano, coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e representante dos empregados no Conselho de Administração da CAIXA, é coautora do livro, com texto que trata sobre o Estado pós-pandemia e as empresas públicas no Brasil.
“A obra é um instrumento valioso contra a narrativa de que privatizar é o melhor caminho para a sociedade e prova como o Brasil está na contramão do que acontece no mundo. O livro traduz em números a necessidade de um Estado forte, pujante, que induz o crescimento econômico com justiça social”, afirma Rita Serrano.