Evento ocorrerá na segunda-feira (13/6) e será transmitido ao vivo a partir das 19h nas redes sociais @advocefoficial
Assédio moral e sexual no trabalho. Esse é o tema de um debate promovido pela Advocef em parceria com a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) na próxima segunda-feira (13/6). A discussão será transmitida ao vivo nas redes sociais da @advocefoficial a partir das 19h.
O evento contará com a participação da vice-presidente da Advocef, Melissa Vassoler, da vice-presidente da Anamatra, Luciana Paula Conforti, da representante dos empregados no CA da CAIXA, Rita Serrano, e do membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Federal João Pedro Ferraz dos Passos.
Segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), somente em 2021 foram ajuizados mais de 3 mil casos relativos à assédio sexual e mais de 52 mil relacionados a assédio moral.
Assédio moral é uma conduta repetitiva dentro da relação de trabalho em que o trabalhador é submetido a situações humilhantes e constrangedoras.
Assédio sexual é o ato de constranger alguém, com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual.
Essas práticas nas relações de trabalho também costumam ter por objetivo submeter, subordinar ou subjugar pessoas, impedindo ou dificultando que conquistem ou permaneçam nos espaços de destaque, com poder de decisão ou voz.
Para ampliar e intensificar as ações de conscientização, prevenção e combate à violência psíquica ou física nos ambientes laborais públicos e privados, a Anamatra criou a Campanha #TrabalhoSemAssédio, cujo objetivo é mobilizar a sociedade para o engajamento solidário e empático de combate às violências e assédios no mundo do trabalho.