O advogado da CAIXA e diretor jurídico da Advocef, Magdiel Jeus, ajudou a fazer história na Justiça Federal da Paraíba. Ele participou da primeira audiência de conciliação do Brasil no Metaverso – ambiente virtual que tenta replicar a realidade por meio de dispositivos digitais.
A audiência de conciliação envolveu uma empresa paraibana com uma dívida com a CAIXA. As partes entraram em acordo no Fórum da Justiça Federal, em João Pessoa (PB), em 13 de setembro, em sessão que durou pouco mais de dez minutos.
“A experiência de poder contribuir com a realização da primeira audiência pelo Metaverso no país foi muito gratificante, não só pela possibilidade de vivenciar um projeto inovador do Centro de Conciliação da Justiça Federal da Paraíba, mas de poder inaugurar mais um meio tecnológico de realização de audiência à distância”, contou Magdiel Jeus.
Em entrevista ao jornal União, o supervisor do Centro Judicial de Conciliação de Conflitos da Justiça Federal da Paraíba Marconi Araújo, considerou o feito como algo histórico. Primeiro por ser o pioneiro na história da justiça no Brasil. Segundo porque foi na Paraíba e teve um desfecho positivo, ou seja, as partes chegaram a um acordo.
“O Metaverso veio para ficar. É fantástico, o ambiente para ser real, mesmo sendo virtual. Se aproxima muito da realidade. Até o aperto de mãos das partes foi muito, mas muito real. Fiquei encantado. Agora, claro, lembrando e ressaltando que nada substitui as audiências presenciais”, disse o conciliador da primeira audiência do Brasil no Metaverso.
Mais uma ferramenta
Na avaliação do diretor jurídico da Advocef, o Metaverso não visa substituir, de imediato, qualquer outro meio ou forma de como se realiza as audiências atualmente, seja de forma presencial ou por videoconferência. Porém, ele acredita que num futuro próximo poderá acrescentar mais uma ferramenta que possibilitará as partes um meio de imersão para fins de participar de audiências com a presença das partes em uma sala virtual, mesmo estando à distância.
“Essa experiencia marca o vanguardismo do CEJUSC da Justiça Federal da Paraíba, com a contribuição direta e participativa da advocacia da CAIXA, iniciando um futuro que já se visualiza da realização de audiência por imersão, com a realização do primeiro acordo de um processo real de recuperação de crédito da CAIXA”, completa Magdiel Jeus.
O projeto
A primeira audiência do Brasil nesse formato faz parte do projeto “Conciliar no Metaverso é melhor”, da Justiça Federal da Paraíba. A primeira sessão simulada no início de setembro, com a participação de advogados e representantes do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania.
De acordo com a JFPB, na conciliação simulada foi possível representar todas as fases processuais: a apresentação do conciliador, propostas e contrapropostas, realização do acordo, exposição da ata da audiência de forma legível para as partes e até mesmo um aperto de mãos amigável ao final.
Para saber mais sobre o projeto “Conciliar no Metaverso é melhor” clique aqui.