Para recuperar o valor do auxílio emergencial roubado no ataque dos hackers é necessário que o beneficiário vá até uma agência e formalize uma contestação
Após o ataque de hackers que desviou recursos do auxílio emergencial, a CAIXA bloqueou contas de beneficiários no Caixa Tem. De acordo com a diretoria do banco, o quantitativo corresponde a 3,1 milhões de pessoas, o que incluiu perfis de usuários sem qualquer relação com as fraudes.
A explicação para o ataque, segundo o a estatal, foi que uma brecha teria sido aberta no aplicativo Caixa Tem pois o banco autorizou que um mesmo celular fizesse mais de um cadastro.
“Em maio, em uma janela de dez dias, hackers acessaram milhares de contas. Identificamos todas e já corrigimos os problemas, mas pessoas honestas tiveram suas contas bloqueadas porque tivemos que salvar o dinheiro público”, afirmou o presidente da estatal, Pedro Guimarães em entrevista ao portal InfoMoney.
O que fazer para recuperar o valor?
De acordo com a CAIXA, para recuperar o auxílio emergencial, o beneficiário deve ir até uma agência e formalizar uma contestação. É necessário levar documentos de identificação como RG e CPF. Não há custo para realizar o pedido.
“Nosso sistema demora cerca de três minutos nesse processo de liberação, mas temos centenas de pessoas na fila. Então pode demorar alguns dias, mas os trabalhadores receberão os valores”, explicou Guimarães.
Para evitar fraudes, a CAIXA orienta que sejam usados apenas os canais oficiais do banco como fonte de informação ou para acessar os serviços.