Advogada também falou sobre o impacto das decisões judiciais em desconformidade com a lei; exposição foi elogiada por membros do Poder Judiciário
A associada Tatiane Pappi, do Jurídico de São Paulo, participou do painel sobre Alienação Fiduciária no XVI Congresso TMA Brasil de Reestruturação e Recuperação de Empresas, no final de outubro. A advogada falou aos mais de 1.500 participantes, presenciais e online, sobre o ponto de vista e dificuldades enfrentadas pela CAIXA, e outras instituições financeiras, para que haja a correta classificação dos seus créditos nas recuperações judiciais.
Como explica Tatiane Pappi, a legislação referente à garantia fiduciária é clara no sentido da exclusão da recuperação judicial, justamente a fim de mitigar os riscos na recuperação do crédito.
“Foi muito importante expor aos demais participantes, principalmente aos membros do Poder Judiciário presentes no evento, a dimensão deste tipo de garantia para as instituições financeiras, bem como o impacto que decisões judiciais em desconformidade com a lei podem ocasionar no sistema financeiro e, consequentemente, na economia do país”, disse.
O painel também contou com a participação do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Alexandre Alves Lazzarini e do advogado Lucas Tosato Rocha, da EXM Partners. A exposição da associada foi elogiada pelos participantes, como advogados de outras instituições financeiras e fundos de investimentos.
“Membros do Poder Judiciário que estavam no evento também elogiaram a participação da CAIXA e a importância dos credores financeiros exporem seu ponto de vista no maior congresso sobre recuperação judicial do país”, contou.
Na avaliação de Tatiane Pappi a participação da Advocef foi marcante, sobretudo ao realizar o lançamento da Revista de Direito no evento. Para ela, é imprescindível que a associação mantenha o constante investimento na atualização profissional e networking dos advogados que atuam na área de recuperação judicial.