Por ocasião do recebimento da Medalha Pedro Ernesto, condecoração máxima conferida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, ao advogado ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB/RJ, Ítalo Pires Aguiar, também foram conferidas Moções de Louvor e Aplausos não apenas aos demais advogados participantes da referida Comissão, como também de outras importantes Comissões da OAB/RJ, tais como a Comissão de Prerrogativas da Advocacia, a Comissão de Política Criminal e Penitenciária, a Comissão OAB Jovem, e a Comissão Especial de Estudo e Combate ao Lawfare.
Dentre contemplados pela referida homenagem, realizada no dia 16 de agosto e por iniciativa do médico e vereador Paulo Pinheiro, em evento no Palácio Pedro Ernesto, no centro do Rio de Janeiro, foi conferida ao advogado associado da Caixa, integrante da Centralizadora Nacional CEJUR e membro do Conselho Deliberativo da ADVOCEF, Luiz Fernando Padilha, pelos serviços outrora prestados como integrante da Comissão Especial de Estudo e Combate ao Lawfare da OAB/RJ.
“Exercer a advocacia é algo que vai além das teorias que são ensinadas em sala de aula. E também demonstrar com ações e práticas tudo aquilo que defendemos como princípios que norteiam a vida do indivíduo na sociedade, tendo como objetivo a superação das muitas injustiças que permeiam a nossa realidade. Isto é muito mais do que coerência – entre aquilo que você diz e o que faz -, é comprometimento com o juramento profissional da advocacia.
“Assim, esta Casa de Representantes do Povo da Cidade do Rio de Janeiro dedica a LUIZ FERNANDO PADILHA essa MOÇÃO DE RECONHECIMENTO E APLAUSOS pela relevância de seu exercício profissional.”