Os associados da ADVOCEF aprovaram, neste sábado, 23, durante XXI Congresso realizado em Belém/PA, a Pauta de Reivindicações 2015/2016, a ser levada para a mesa de negociações no mês de setembro, data base da categoria. Marcos Barcellos, diretor de Negociação Coletiva da ADVOCEF, detalhou que o debate foi forte nas questões relacionadas às condições de trabalho. “Através da CONTEC, com base nesta proposta aprovada vamos desenvolver um trabalho na mesa permanente de negociações para defender os interesses dos associados, pois a proposta engloba não somente a questão salarial, mas especialmente a valorização do trabalho do advogado, principalmente adequação da jornada de trabalho, em conformidade com aquela estabelecida pelo Estatuto da OAB, que é de 4 horas diária”, explicou.
Em relação ao último Plano de Cargos e Salários, NES 2013, o advogado informou que ele não contempla toda a categoria, mas que a ADVOCEF está trabalhando para, corrigir as distorções. “Inclusive o que tange a uma correção salarial daqueles que estão em início de carreira, mas estamos no caminho certo, pois é importante que os próprios advogados como fizeram na assembleia, tragam sugestões, amadureçam as questões, pois a luta de todos depende da unidade da categoria”, defendeu.
Marcelo Dutra, Membro do Conselho Deliberativo da ADVOCEF, fez uma avaliação positiva da discussão e votação das propostas da Pauta de Reivindicações 2015/2016. “Como associado fiquei satisfeito principalmente com as questões relacionadas a possibilidade de remuneração diferenciada por capacitação e a eventual liberação do advogado para fazer capacitação também”, disse.
O conselheiro e ex-presidente Carlos Castro, que tem assento na CONTEC, destacou que atua na mesa de negociação permanente há mais de 6 anos e que tem plena convicção que a luta será grande em defesa dos associados. “A gente tem muitas justificativas plausíveis que possam justificar nosso pleito, que envolve reposição das perdas referentes aos 2010-2013, que em alguns casos, podem chegar até a 15%, inclusive com a subida do piso salarial, mas temos plena consciência que muitas propostas ficam no campo dos sonhos”, finalizou.
ADVOCEF – Pauta de Reivindicações 2015-2016
(fotos: Renato Albuquerque)