Entre os temas que serão tratados estão a efetividade e transparência na gestão dos fundos de pensão
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal vai debater sobre irregularidades em fundos de pensão, durante audiência pública. Os representantes convidados terão um tempo reservado para falar sobre o assunto, bem como responder a questionamentos feitos durante a reunião.
Temas como efetividade e transparência na gestão dos fundos de pensão serão tratados na audiência pública que foi solicitada por meio de requerimento de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). A data ainda será agendada pela comissão.
A presidente da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal, Anna Claudia de Vasconcellos, comentou sobre o debate que será promovido pela CDH do Senado e destaca que é uma iniciativa que trará benefícios e clareza aos usuários dos fundos de pensão.
“A audiência pública é muito importante para esclarecer as razões dos motivos dos prejuízos causados aos fundos de pensão”, afirma Vasconcellos.
Entre os convidados sugeridos para o debate estão representantes do Fundo de Pensão Funcef (da Caixa Econômica Federal); do Fundo de Pensão Petros (dos funcionários da Petrobras); e da força-tarefa da Operação Greenfield, deflagrada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal em 2016 para apurar desvios em fundos de pensão a partir de recursos do Postalis e da Petros.