Primeira parcela da renda deve ser paga até 10 de abril
No primeiro dia de cadastro, a CAIXA registrou 16 milhões de pessoas para receberem o auxílio emergencial de R$ 600 pago aos trabalhadores informais, micro empreendedores individuais e beneficiários do bolsa família. De acordo com a diretoria do banco, a expectativa é que até sexta-feira (10) sejam concluídos 50 milhões de cadastros.
Para garantir o pagamento da renda durante os três meses, o governo disponibilizou 98,19 bilhões. A primeira parcela será paga até 10 de abril, a segunda entre 27 e 30 de abril e a terceira parcela entre 26 e 29 de maio.
De acordo com a CAIXA, os cidadãos inscritos no CadÚnico até 20/03/2020, que cumpram os requisitos legais, não façam parte do Bolsa Família e têm conta poupança na CAIXA ou conta no Banco do Brasil, receberão o crédito de forma automática. No caso daqueles sem conta na CAIXA ou Banco do Brasil, o crédito será feito na Poupança Social Digital da CAIXA.
Os que se enquadram na lei mas estão fora do CadÚnico devem registrar a autodeclaração no site auxílio.caixa.gov.br ou no app CAIXA | Auxílio Emergencial e cumprir os critérios de elegibilidade que serão avaliados pela Dataprev. Estima-se que serão disponibilizados nesta modalidade R$ 25 bilhões do auxílio.