Trabalhadores poderão fazer uma nova solicitação em caso de dados inconclusivos ou benefício negado
Cidadãos com direito ao auxílio emergencial de R$ 600, que tiverem o benefício negado durante o período de análise poderão contestar o resultado e fazer uma nova solicitação pelo aplicativo ou site do programa.
De acordo com a CAIXA, na última segunda-feira (20) foi iniciada uma atualização nas plataformas. Com isso, quem receber o aviso de “benefício não aprovado” pode saber o motivo e fazer um novo pedido. Caso o aviso for de “dados inconclusivos”, o beneficiário pode corrigir as informações e prosseguir com uma nova solicitação por meio do site ou do aplicativo nas duas hipóteses.
Vale destacar que a responsável por informar o motivo do auxílio emergencial não ter sido aprovado é a Dataprev, estatal federal de tecnologia que analisa os dados informados pelo solicitante. O resultado é depois homologado pelo Ministério da Cidadania.
Para ter direito ao auxílio é preciso atender aos critérios estabelecidos pela legislação, como não ter emprego formal, não receber outro benefício do governo (com exceção do Bolsa Família), não ter renda familiar mensal maior que R$ 3.135,00 ou R$ 522,50 per capita (por pessoa), entre outros.