Plataforma pode ser utilizada para realizar a transferência de recursos entre os usuários. Cabe ao próprio aplicativo a definição das tarifas de transação
O Banco Central (BC) autorizou a realização de transações bancárias por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Com isso, a plataforma pode ser utilizada para realizar a transferência de recursos entre os usuários. A decisão foi oficializada na terça-feira (30) horas depois do anúncio feito pelo presidente da instituição, Roberto Campos Neto.
Segundo informações do BC, a empresa Facebook Pagamentos do Brasil, dona do WhatsApp, foi aprovada como “iniciador de transações”. Já as operadoras Visa e Mastercard receberam autorizações de dois arranjos de pagamentos: transferência/depósito e operações pré-pagas, em que o cliente abastece uma carteira virtual com dinheiro para gastar mais tarde.
A transferência de recursos via WhatsApp só pode ser feita em território brasileiro, sendo vetadas transações internacionais. Outro ponto destacado pelo BC em nota, é que as autorizações concedidas não valem para os pagamentos de compras por meio da plataforma Facebook Pay. Essa solicitação das operadoras, continua sob análise da instituição.
“O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”, disse o BC em nota à imprensa.
A oferta do recurso estará disponível logo que o WhatsApp liberar a funcionalidade. Cabe à plataforma a definição das tarifas de transação.