Inclusão de custos com cartório e ITBI pretende facilitar e desburocratizar financiamentos imobiliários do banco
Um conjunto de medidas anunciado pela CAIXA, nesta quinta-feira (2), pretende desburocratizar o crédito imobiliário para famílias e construtoras. Segundo informa o site O Globo, o banco passará a incorporar no financiamento habitacional os custos com cartório e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) nos novos contratos.
Na próxima semana, o banco deve iniciar o registro eletrônico de contratos firmados com as empresas, medida que deve reduzir o tempo de espera de 45 para cinco dias, segundo expectativa da CAIXA. A plataforma do banco registra o cadastro de 1.356 cartórios de 14 unidades da federação.
Entre os benefícios da medida para pessoas físicas está a possibilidade de financiar até 4% do valor do imóvel nos financiamentos do FGTS no programa Minha Casa Minha Vida. Quando o interesse do cliente for o financiamento com recursos da poupança essa possibilidade aumenta para 5%. Segundo informa a matéria, os custos cartoriais e com o ITBI variam entre 2% e 5% do valor do imóvel.
O projeto-piloto beneficiou três mil famílias e a expectativa da CAIXA é que a incorporação dos custos extras no financiamento habitacional resulte um fôlego para as famílias de R$ 2,4 bilhões neste ano.
Confira a matéria do O Globo na íntegra aqui