Em menos de um mês, banco detectou e desativou as plataformas fraudulentas com apoio da Polícia Federal e de outros órgãos governamentais
Uma ação conjunta entre a CAIXA, a Polícia Federal e outros órgãos governamentais, entre 19 de março e 17 de abril, detectou e desativou 60 sites ou aplicativos falsos do auxílio emergencial. De acordo com a CAIXA, as plataformas tinham informações erradas sobre o programa ou eram usadas na tentativa de aplicar golpes nos beneficiários.
O banco alerta sobre a importância de a população buscar as informações sobre o auxílio emergencial somente nos canais oficiais da CAIXA e do Governo Federal. Segundo a instituição, além de credibilidade, os aplicativos oficiais do banco contam com fatores que garantem a segurança das transações.
A CAIXA também elencou alguns exemplos de mensagens que circulam na internet com o objetivo de atrair a população e aplicar golpes. Confira:
• Aplicativos sobre o Auxílio Emergencial e Coronavírus não oficiais (do governo);
• Registro para receber vacina, álcool em gel, máscaras e outros produtos;
• Agendamento de testes da COVID-19 e outros.
• Links no WhatsApp e SMS que prometam Corona voucher; álcool gel; vacinas e medicamentos; agendamento de auxílio emergencial.
Para não cair em golpes
Ao receber um e-mail, SMS ou mensagem pelas redes sociais fique atento e não clique em links desconhecidos. Em geral, esses links direcionam para páginas falsas, que podem capturar senhas e dados confidenciais. Além disso, podem levar à instalações de programas espiões, que ficam ocultos no celular ou computador e conseguem roubar informações de navegação e dados do usuário.
Outra dica importante é manter sempre os programas do computador atualizados, para que a máquina não fique vulnerável às ameaças cibernéticas. Além disso, é indispensável o uso de programas que visam manter a segurança eletrônica dos dados pessoais, como os antivírus.
Navegação em ambiente digital CAIXA
A CAIXA informa que jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página. A assinatura eletrônica é digitada somente por meio da imagem do teclado virtual. O banco também não envia SMS com link e só manda e-mails mediante autorização do cliente.
Confira a íntegra em: www.caixanoticias.gov.br