Segundo informa o portal UOL, o governo federal pode lançar o programa nesta semana. A ideia é contemplar cerca de três milhões de empresas
De acordo com informações do portal UOL, o governo federal deve lançar, ainda nesta semana, um programa de crédito a microempresas via CAIXA, que assumirá o risco de inadimplência para negócios com faturamento anual de até R$ 360 mil com histórico de bom pagamento no Simples Nacional.
O governo optou por canalizar os recursos via CAIXA pela urgência da medida. A ideia inicial é ofertar às empresas um crédito equivalente a 30% de dois faturamentos mensais.
O Simples Nacional é um regime simplificado de arrecadação tributária que contempla micro e pequenas empresas, com receita bruta de até 4,8 milhões de reais ao ano.
Segundo a reportagem, cerca de três milhões de empresas poderão ser contempladas e a expectativa é que o volume de crédito some R$ 10 bilhões, com carência nas parcelas iniciais e pagamento dos empréstimos em prestações alongadas.
Já o socorro para as grandes companhias está em estudo, mas deve vir depois pela percepção de que essas empresas dispõem de mais fôlego para atravessar os próximos dias. Muitos pequenos negócios, entretanto, estão na iminência de quebrar já em abril.