Nota da empresa foi publicada após o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmar que vai rever contratos da empresa
A CAIXA publicou, na última quinta-feira (13), uma nota esclarecendo valores referentes ao orçamento para publicidade, patrocínio e comunicação neste ano. A publicação foi feita após o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmar em seu perfil no Twitter, sua intenção de revisar os valores gastos pela estatal em 2018.
“Tomamos conhecimento de que a Caixa gastou cerca de R$ 2,5 bilhões em publicidade e patrocínio neste último ano. Um absurdo! Assim como já estamos fazendo em diversos setores, iremos rever todos esses contratos, bem como os do BNDES, Banco do Brasil, Secom e outros”, escreveu Bolsonaro.
Segundo a CAIXA, no entanto, os valores aplicados pela empresa são muito menores. A nota assinada pela assessoria de imprensa do banco ainda ressalta que “segue os ritos previstos na legislação e tem acompanhamento e fiscalização de órgãos de controle externo”.
“A Caixa Econômica Federal esclarece que o orçamento com recursos do banco projetado para ações de publicidade, patrocínio e comunicação em 2018 foi de R$ 685 milhões (conforme tabela abaixo), sendo realizado até novembro de 2018 R$ 500,8 milhões”, explica.
Desde a campanha eleitoral, o futuro chefe do executivo promete rever contratos de publicidade do governo no próximo ano. A equipe de transição deve entregar ao presidente um relatório sobre diversos contratos desse tipo.
A CAIXA, que obteve R$ 11,5 bilhões de lucro líquido recorrente nos nove primeiros meses, ressaltou ainda que: “as ações de comunicação do banco são voltadas para alavancagem de negócios, produtos e serviços e vem sendo reduzidas desde 2016.”