Governo deve editar MP para permitir abertura automática das contas e trabalhadores poderão sacar até R$ 1.045,00 a partir de 15 de junho. Saque em espécie só deve começar em julho
Pessoas com direito ao novo saque de até R$ 1.045 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão ter contas abertas automaticamente pela CAIXA para receber o benefício. De acordo com informações do jornal O Globo, o governo pretende editar, nos próximos dias, uma Medida Provisória (MP) para autorizar essa ação.
A elaboração do cronograma de pagamento ainda está sendo feita, mas a ideia do banco é trabalhar com a data de nascimento do trabalhador, assim como ocorre no auxílio emergencial.
Sendo assim, o valor deve começar a ser creditado nas contas a partir de 15 de junho e cada beneficiário receberá de acordo com o mês do aniversário. Depois disso, o banco deve avaliar a liberação do saque em dinheiro, a partir de julho, de forma a evitar aglomerações e filas nas agências da CAIXA.
De acordo com a diretoria da estatal, dos 60 milhões de trabalhadores com direito ao saque do FGTS, 20 milhões não têm conta em banco. A abertura de contas virtuais, sem custo e burocracia, faz parte da investida da Caixa em se tornar um banco digital, atraindo o público que está fora do sistema financeiro.
Acesse a íntegra da matéria do O Globo aqui.