Ministério do Planejamento divulgou, nesta sexta-feira (23), os resultados da 3ª Certificação do Indicador de Governança IG-Sest
A Secretaria de Coordenação e Governança das Estatais (Sest), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, divulgou, nesta sexta-feira (23), os resultados da 3ª Certificação do Indicador de Governança IG-Sest, instrumento de acompanhamento contínuo da governança das empresas estatais. A CAIXA recebeu avaliação Nível 1 na gestão corporativa.
Segundo divulgou o Correio Braziliense, o Ministério do Planejamento ainda identifica uma melhora de 70% na média geral das pontuações em relação às avaliações anteriores. A metodologia aplicada é composta pelas seguintes dimensões: gestão, controle e auditoria; transparência das informações e, por fim, conselhos, comitês e diretoria.
A secretaria avalia, a cada três meses, 54 estatais de controle direto ou indireto da União. Nas pesquisas anteriores, o IG-Sest buscou avaliar a adequação das empresas à nova lei das estatais, Lei 13.303/2016, avaliando o funcionamento da estrutura de governança. Desta vez, a avaliação teve seu foco na efetividade das estruturas implementadas com a exigência da comprovação da atuação dos conselhos, comitês e diretorias previstas na lei.