Entre as medidas, banco aposta na ampliação do capital de giro e prevê ações em caso de piora no cenário econômico
A CAIXA anunciou medidas para minimizar os impactos negativos do coronavírus na economia brasileira. Entre elas, a diretoria do banco informou que a estatal está preparada para oferecer R$ 70 bilhões em crédito para as micro e pequenas empresas.
Conforme divulgado pelo site da Advocef no início da semana, o banco público se antecipou e decidiu ampliar o capital de giro para que as empresas, no foco da CAIXA, possam lidar com os problemas causados pela pandemia.
A estatal prevê, também, ações voltadas aos agricultores e as pessoas físicas, que devem ser atendidos pelo crédito rural, consignado ou imobiliário. De acordo com a diretoria, o plano de ação inclui compra de carteiras e liberação de crédito se cenário piorar.
Na última quarta-feira (11) a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O órgão estima que o número de infectados e de mortes causadas pelo vírus aumente nos próximos dias, porém, a declaração não muda o que os países devem fazer para ‘detectar, proteger, tratar e reduzir a transmissão’ do novo coronavírus.