De acordo com o presidente do banco, os detalhes serão divulgados na quinta-feira (16)
A CAIXA deve anunciar, na próxima quinta-feira (16), uma redução na taxa de juros do financiamento imobiliário. A informação foi dada pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, na última segunda-feira (13), durante o lançamento do Programa Habite Seguro, iniciativa do Ministério da Justiça operada pelo banco.
A carteira de crédito habitacional da CAIXA representa 67,3% de todo o financiamento imobiliário concedido no país. Atualmente, o banco oferece quatro modalidades de financiamento habitacional, algumas delas têm os juros corrigidos por taxas variáveis, que são influenciadas pela taxa básica de juros, a Selic.
Como informa o UOL, o anúncio de redução dos juros ocorre em meio a expectativa de aumento da taxa Selic, atualmente definida em 5,25% ao ano. Porém, segundo as projeções do mercado financeiro o indicador encerrará o ano de 2021 em 8% ao ano.
Programa Habite Seguro
Elaborado pelo Ministério da Justiça, o programa Habite Seguro é financiado pelo Fundo Nacional de Segurança Pública e se destina a profissionais da segurança pública, da ativa ou da reserva, que por meio do programa obtêm condições beneficiadas para a compra da casa própria. A CAIXA atuará como agente operador do programa, que pode ser replicado para outros setores, segundo Guimarães.
“Se qualquer ministério tiver um fundo parecido, já está aprovado na Caixa Econômica Federal”, disse o executivo.
Segundo o ministro da Justiça, Anderson Torres, a prioridade do programa são os profissionais de segurança com renda bruta de até R$ 7 mil mensais. “Mas todos os profissionais acima dessa faixa de renda também terão acesso ao programa”, afirmou durante a solenidade de lançamento.
Leia mais aqui